Para emagrecer a maioria das pessoas aposta numa dieta com défice de calorias, ou seja, em que queima mais calorias do que consome. É o seu caso? Sente que não está a resultar? É possível que o problema esteja na “adaptação metabólica”, o que significa que períodos prolongados de restrição calórica começam a fazer efeito, explica Chloe Thomas, uma ‘personal trainer’ e treinadora de estilo de vida e nutrição. 

 

Segundo a especialista, “o seu metabolismo abranda em resposta à diminuição da ingestão calórica”. Infelizmente, “esta adaptação pode tornar difícil continuar a perder peso ou manter a perda de peso”. 

Todos nós temos um “ponto de ajuste” de peso e o corpo pode resistir a “desviar-se demasiado” desse ponto, acrescenta a ‘personal trainer’. 

Explicou ainda que “representa o peso com o qual o seu corpo funciona da melhor forma e mantém a estabilidade fisiológica sem necessidade de medidas dietéticas extremas ou de exercício excessivo”.

Por isso, apesar do seu peso de referência poder flutuar ligeiramente em resposta a mudanças nos hábitos de vida ou a fatores ambientais, o corpo normalmente defende este intervalo de peso através de mecanismos que regulam a fome, o gasto de energia e o armazenamento de gordura”. 

Leia Também: Está a tentar emagrecer? Queijos que deve incluir na lista de compras

Compartilhar
Exit mobile version