Será um dos maiores roubos de dados que a Ásia já sofreu: um hacker alega ter conseguido entrar na base de dados da polícia de Xangai e pede 10 bitcoins pela venda dos dados de mais de mil milhões de habitantes chineses.
“ChinaDan”, como se identifica, alega ter conseguido a informação de mais de mil milhões de habitantes chineses, após ter conseguido aceso à base de dados da polícia de Xangai.
O pirata informático colocou um publicação no Breach Foruns, onde afirma que “os bancos de dados contêm informações de mil milhões de chineses residentes nacionais e vários milhares de milhões de registo de casos como: nome, endereço, local de nascimento, número de identificação, número de telemóvel e registo criminal”. “Chinadan” está a trocar estes dados por 10 bitcoins, equivalentes a aproximadamente 195 mil euros.
A publicação tem causado controvérsias nas principais redes sociais chinesas, onde vários utilizadores expressam preocupação por ter os seus dados espalhados na internet. Ainda não é possível provar a veracidade do caso e a polícia de Xangai não comentou as alegações até à data.
Se for confirmado, este poderá ser um dos maiores ataques informáticos na Ásia, numa época em que Pequim se compromete a aumentar a proteção da privacidade dos dados dos seus cidadãos.