Um homem de 33 anos foi detido pelas autoridades sul-coreanas depois de ter aberto a porta de emergência de um avião onde viajavam 200 pessoas. A aeronave aterrou poucos minutos depois e não houve feridos.
O avião, um Airbus 321 da Asiana Airlines, partiu de Jeju, ilha da Coreia do Sul, e tinha como destino Daegu, a cerca de 237 quilómetros da capital, Seul.
De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o aparelho estava prestes a iniciar a aterragem quando o passageiro abriu a porta de emergência. De 200 pessoas, 194 passageiros e seis tripulantes, 12 (todos jovens) precisaram de ajuda médica por dificuldade respiratória, avança a agência Reuters.
Man arrested after opening door as plane prepared to land in South Korea, 9 people taken to hospital – Yonhap pic.twitter.com/2cCmwV27Yg
– BNO News (@BNONews) May 26, 2023
As autoridades vão investigar as motivações do suspeito, com quem dizem ser difícil de comunicar.
“Foi um caos, com as pessoas perto da porta a desmaiarem uma a uma e as assistentes de bordo a chamarem por médicos a bordo através do rádio, enquanto outras corriam pelo corredor em pânico”, relatou um passageiro, de 44 anos, à agência Yonhap:
Apesar do pânico instalado, nenhum dos passageiros sofreu ferimentos graves.