Popular

    Costa ou o prazer do texto

    Fevereiro 6, 2023

    Desperdício de dinheiros públicos

    Fevereiro 6, 2023

    A coesão constrói-se com todos

    Fevereiro 6, 2023
    Facebook Twitter Instagram
    Diario GuardiaoDiario Guardiao
    • Pagina Inicial
    • Últimas
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Desporto
    • Cultura
    Diario GuardiaoDiario Guardiao
    Home » Biden e Obama de mãos dadas para ″salvar″ democratas nas eleições intercalares

    Biden e Obama de mãos dadas para ″salvar″ democratas nas eleições intercalares

    Novembro 6, 20225 minutos lidos Mundo
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Whatsapp E-mail Reddit VKontakte Telegrama
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp Pinterest E-mail

    O presidente norte-americano, Joe Biden, e o ex-chefe de Estado Barack Obama entraram na reta final da campanha para as intercalares de mãos dadas e com discursos em uníssono para “salvar” candidatos democratas e a “democracia” no país.

    Juntamente com os candidatos democratas ao Senado, John Fetterman, e a governador, Josh Shapiro, Biden e Obama subiram ao palco do Liacouras Center, uma arena desportiva e cultural de Filadélfia, de mãos dadas e ao som de uma multidão eufórica que esperava há horas pela chegada das ‘estrelas’ dos democratas.

    Em Filadélfia, a maior cidade do estado da Pensilvânia e palco de algumas das mais importantes decisões da história do país, como a adoção da Declaração de Independência e da Constituição norte-americanas, Biden frisou que este é o momento “decisivo” para a democracia do país.

    “A democracia vai literalmente às urnas. Este é um momento decisivo para a nação e todos nós precisamos falar a uma só voz”, disse, salientando que uma derrota democrata teria “décadas” de consequências.

    A apenas três dias das eleições intercalares, o chefe de Estado instou a multidão a votar, frisando que o “poder de moldar o resultado” eleitoral está nas mãos dos cidadãos norte-americanos.

    “Há dois anos, vocês usaram esse poder para fazer de Donald Trump não apenas um ex-presidente, mas um presidente derrotado. Este ano, vocês têm o poder de fazer de John Fetterman o vosso próximo senador dos Estados Unidos e Josh Shapiro o próximo governador”, acrescentou, sendo efusivamente aplaudido por milhares de pessoas.

    Biden aproveitou ainda para entrar no histórico económico do seu antecessor, Donald Trump, lembrando a multidão de quão alta era a taxa de desemprego quando assumiu o cargo e argumentando que a economia está muito melhor agora.

    De acordo com o Presidente, os republicanos tentarão ainda reverter os benefícios da Segurança Social e do Medicare – sistema público de seguros de saúde – caso consigam o controlo do Congresso.

    Biden não deixou de fora o aborto, um dos temas que mais tem mobilizado os democratas norte-americanos após o Supremo Tribunal ter revertido, em junho, a sua constitucionalidade, tendo afirmado que os republicanos querem uma proibição nacional da interrupção da gravidez.

    “Se elegermos Fetterman para o Senado e mantivermos o controlo da Câmara dos Representantes, podemos restaurar o direito de escolha neste país”, prometeu.

    Virando o discurso para John Fetterman, Biden afirmou que o candidato democrata ao Senado deve ser a escolha do povo da Pensilvânia, tecendo criticas ao seu rival republicano, Mehmet Oz.

    “Conheço bem a Pensilvânia e John Fetterman é a Pensilvânia! Oz é Pensilvânia? Até eu já vivi mais tempo na Pensilvânia do que ele…e olhem que eu mudei-me aos 10 anos”, disse o chefe de Estado referindo-se ao facto de o republicano ter vivido durante muito tempo em Nova Jérsia, arrancando risos do público.

    Fetterman, que lidera as sondagens, enfrentará o cirurgião e celebridade televisiva Mehmet Oz, também conhecido como Dr. Oz, um republicano apoiado por Donald Trump que está a lutar para manter em mãos republicanas o lugar deixado vago por Pat Toomey.

    John Fetterman, vice-governador da Pensilvânia, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em maio, do qual afirma estar a recuperar, mas que o impediu de fazer campanha em público durante várias semanas, o que tem sido usado como argumento pelos republicanos sobre a sua capacidade para continuar na política.

    Saindo em defesa de Fretterman, Obama disse que não foi por ter tido um AVC que o candidato mudou os seus valores.

    O antigo chefe de Estado usou o seu longo discurso para fazer um forte apelo ao voto: “não são apenas vocês que têm de votar. São também os vossos familiares, os vossos amigos”, apelou, lembrando a multidão que as eleições de meio do mandato podem ser difíceis para o partido no poder.

    “Eleições intercalares não são brincadeira. A nossa democracia é um esforço de equipa, um Presidente não pode agir sozinho. Vocês têm um Presidente incrível na Casa Branca”, disse Obama, recordando que Biden conseguiu tirar o país da pandemia de covid-19, manteve o desemprego “muito baixo”, reduziu os custos de assistência médica e medicamentos prescritos e aprovou uma lei que fará o “maior investimento em energia limpa da história”.

    Obama defendeu, assim, que o seu ex-vice-presidente conseguirá fazer muito mais pelo país se os democratas mantiverem o poder no Congresso.

    Horas antes, Barack Obama esteve num comício a favor de Fetterman e Shapiro na Pensilvânia, mas na cidade de Pittsburgh.

    Na ocasião, o antigo Presidente alertou os eleitores que o direito ao aborto, à Segurança Social e até a democracia estão em risco caso os republicanos consigam a maioria no Congresso na próxima semana.

    “Na terça-feira, vamos garantir que o nosso país não recue 50 anos […] a única maneira de salvar a democracia é se, juntos, lutarmos por ela”, declarou Obama, orador principal do comício, perante centenas de eleitores em Pittsburgh.

    A Pensilvânia é um estado fundamental para determinar o controlo do Senado e é uma das poucas oportunidades dos democratas para ‘roubar’ um lugar republicano na noite de 08 de novembro.

    As eleições de 08 de novembro determinarão qual o partido que controlará o Congresso nos dois últimos anos do mandato de Biden, estando também em jogo 36 governos estaduais e vários referendos estaduais a medidas sobre questões-chave, incluindo aborto e drogas leves.

    Em disputa estarão todos os 435 lugares na Câmara dos Representantes, onde os democratas atualmente têm uma estreita maioria de cinco assentos, e ainda 35 lugares no Senado, onde os democratas têm maioria apenas graças ao voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris.

    As eleições podem não apenas mudar a cara do Congresso norte-americano, mas também levar ao poder governadores e autoridades locais totalmente comprometidos com as ideias de Donald Trump.

    Uma derrota muito pesada nas próximas eleições pode complicar mais o cenário de um segundo mandato presidencial para Joe Biden.

    * Agência Lusa

    Barack Obama Eleições Intercalares EUA JN Joe Biden Jornal de Notícias mundo
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Whatsapp E-mail

    Postagens relacionadas

    Costa ou o prazer do texto

    Fevereiro 6, 2023

    Desperdício de dinheiros públicos

    Fevereiro 6, 2023

    A coesão constrói-se com todos

    Fevereiro 6, 2023

    Pelo menos 10 mortos em avalanches nas zonas montanhosas da Áustria e Suíça

    Fevereiro 6, 2023

    A droga, outra vez

    Fevereiro 6, 2023

    Incêndio em prédio de oito andares no Barreiro faz três desalojados

    Fevereiro 6, 2023
    Tendência

    Cerca de 80 casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox em 11 países

    Por adminMaio 20, 2022

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que há cerca de 80 casos confirmados de…

    PSP caiu de muro e foi agredido por fugitivo em Braga

    Dezembro 8, 2022

    Lisboa deverá receber 320 navios de cruzeiro este ano

    Maio 22, 2022

    Governo vai reforçar meios do SEF nos aeroportos para evitar bloqueios

    Maio 29, 2022
    Últimas Notícias

    Costa ou o prazer do texto

    Fevereiro 6, 2023

    Desperdício de dinheiros públicos

    Fevereiro 6, 2023

    A coesão constrói-se com todos

    Fevereiro 6, 2023

    Pelo menos 10 mortos em avalanches nas zonas montanhosas da Áustria e Suíça

    Fevereiro 6, 2023

    A droga, outra vez

    Fevereiro 6, 2023

    Incêndio em prédio de oito andares no Barreiro faz três desalojados

    Fevereiro 6, 2023

    O Diario Guardião é um dos maiores portais de notícias da língua inglesa, trazendo as últimas notícias de todo o mundo.

    Escolha do Editor

    Treinador do Arouca e o jogo com o Benfica: ″Saio satisfeito no geral″

    Fevereiro 1, 2023

    Costa Silva diz que 115 milhões na Efacec ″não é dinheiro perdido″

    Dezembro 30, 2022
    Últimas notícias

    Lenços e calendários da cadela Nina para ajudar bombeiros de Viana

    Novembro 5, 2022

    Três militares da GNR julgados por falsificação, abuso de poder e burla

    Julho 7, 2022
    • Sobre Nós
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições
    • Contato
    Copyright ©️ Todos os direitos reservados | Diário Guardião

    Digite acima e pressione Introduza para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.