O Papa emérito Bento XVI, de 95 anos e para quem o seu sucessor Francisco pediu orações, encontra-se “lúcido” e o seu estado de saúde é “estável”, apesar de grave, segundo o Vaticano.
“O Papa conseguiu descansar bem na noite passada, está acordado e está totalmente lúcido esta quinta-feira, ainda que o seu estado continue grave, a situação é estável”, anunciou o diretor do serviço de comunicação do Vaticano, Matteo Bruni.
Joseph Ratzinger passou a noite sob supervisão constante dos médicos e a vigilância prosseguirá, destaca a imprensa italiana.
O Papa Francisco anunciou, na quarta-feira, que o antecessor estava “muito doente” e pediu orações pelo Papa emérito, cuja renúncia em 2013, por motivos de saúde, surpreendeu o mundo.
“A saúde dele piorou há três dias. As funções vitais falham, inclusive o coração”, disse uma fonte do Vaticano à agência AFP na quarta-feira, antes de explicar que não está prevista uma hospitalização, já que a residência de Bento XVI dispõe dos equipamentos médicos necessários.
Francisco visitou Bento XVI, cada vez mais frágil e em cadeira de rodas, na quarta-feira.
As fotos de uma visita anterior, a 1 de dezembro, mostraram o Papa emérito debilitado.
No último vídeo de Bento XVI, divulgado pelo Vaticano em agosto, ele apareceu magro, com aparelho auditivo e sem condições de falar.
O pontificado de oito anos de Bento XVI (2005-2013) foi marcado por várias crises, incluindo as revelações sobre abusos sexuais de religiosos contra menores de idade em vários países.