A Microsoft está a preparar um novo modelo de inteligência artificial (IA) em grande escala, com capacidade suficiente para competir contra modelos semelhantes da Google e da OpenAI, empresa responsável pela plataforma ChatGPT.

A informação é avançada pelo jornal The Information e citada pela agência Reuters.

O desenvolvimento do novo modelo – que é conhecido internamente como MAI-1, e cujo propósito ainda não é completamente conhecido – está a ser supervisionado por Mustafa Suleyman, cofundador do Google DeepMind e ex-CEO da startup de IA Inflection.

Segundo as fontes ouvidas pelo Information, o MAI-1 será “muito maior” que os modelos anteriores, menores e de código aberto, treinados anteriormente pela Microsoft. Será, estima-se, mais caro que modelos anteriores.

O MAI-1 terá cerca de 500 mil milhões de parâmetros a seu dispor, ao passo que o GPT-4 da OpenAI terá um bilião de parâmetros.

Segundo a Reuters, a Microsoft lançou, no mês passado, um modelo mais pequeno de inteligência artificial chamado Phi-3-mini. O objetivo é atrair uma base de clientes mais ampla com opções económicas.

Leia Também: Abaixo-assinado pede defesa do português na Inteligência Artificial

Compartilhar
Exit mobile version