O mercado da nuvem (‘cloud’), por sua vez, deverá registar um crescimento superior a 20%, aproximando-se dos 1.000 milhões de euros no final do ano, revela a IDC num comunicado.

 

“Estes números refletem um crescimento significativo nos investimentos em tecnologia pelas organizações portuguesas, impulsionado por uma combinação de fatores como cibersegurança, regulamentação e introdução de novas tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial Generativa (GenAI)”, justifica.

Além disso, realça que a pressão por talentos qualificados deverá continuar a intensificar-se nos próximos anos.

Entre 2024 e 2026, as áreas da análise de dados, da cibersegurança e do desenvolvimento de software irão crescer, em média, 11%, 10% e 8% ao ano, respetivamente.

Para a IDC, “o desfasamento (‘gap’) entre a procura e a oferta nestas áreas representa um dos maiores desafios estratégicos para as empresas”

“Especialmente num cenário de rápida digitalização e aumento das ameaças cibernéticas, onde a necessidade de segurança, inovação e competitividade é mais urgente do que nunca”, salienta no comunicado o fornecedor global de informações de mercado e serviços de consultoria.

Leia Também: Mais de 80 jovens participaram em evento dedicado à cibersegurança

Compartilhar
Exit mobile version