“O Banco Português de Fomento comunica que Maria Celeste Hagatong, Presidente do Conselho de Administração, anunciou a sua renúncia por motivos de saúde impeditivos da continuação das suas funções”, lê-se numa nota da instituição financeira.
A renúncia terá efeitos a partir de 01 de setembro.
Na mesma nota, o BPF destacou que Maria Celeste Hagatong “contribuiu significativamente” para a consolidação da instituição enquanto banco promocional.
Maria Celeste Hagatong foi escolhida, em 2022, pelo então ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, para o cargo de presidente do Conselho de Administração do BPF, sucedendo a Beatriz Freitas.
Hagatong transitou da presidência da seguradora de crédito Cosec para o Banco de Fomento.
À data, numa nota enviada à Lusa, Costa Silva destacou a longa carreira de Maria Celeste Hagatong na banca, bem como a sua experiência em diferentes setores de atividade, como ‘corporate finance’ e ‘project finance’.
O então ministro da Economia sublinhou ainda a sua “clarividência, liderança e dinâmica”, que disse serem essenciais para fazer do BPF o banco promocional do Estado.
Segundo a informação disponível no ‘site’ do banco, Ana Maria Rodrigues de Sousa Carvalho é a vice-presidente do Conselho de Administração do BPF.
[Notícia atualizada às 19h03]
Leia Também: Dívida pública baixa 0,7% em junho para 278 mil milhões