“Deste lado vimos que há uma lacuna”, disse o responsável. “Não há empresas como nós que apostam num produto que seja à medida”, acrescentou.

Sediada em Fall River, Massachusetts, a Sagres Vacations cria viagens personalizadas de acordo com o propósito dos clientes, que pode ser desde visitar Portugal para comprar casa ou fazer negócios, até retiros para empresas e visitas temáticas. 

“Mais que luxo, somos especialistas de destinos. O luxo para nós é mais a exclusividade e a autenticidade”, referiu Marco Fernandes. 

Este ano, a empresa está a preparar um itinerário dedicado ao fado em Lisboa e em 2025 pretende lançar “A Portuguese Movie Journey with Pedro Carmo”, um programa com o ator português que permitirá ver locais retratados em filmes como “Comboio Noturno para Lisboa” e o recente “Velocidade Furiosa X”. 

“Vender Portugal não é só viagens, não é só lazer”, referiu o responsável. “É vender o destino e as pessoas quando chegam lá adoram e depois regressam, dizem à família e querem voltar”, explicou. 

Para responder à oportunidade na Califórnia, a Sagres Vacations está a organizar eventos com agentes interessados em aprender sobre Portugal e a desenhar parcerias estratégicas, à semelhança do que fez em Nova Iorque com o grupo O Valor do Tempo, que detém O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa. 

“Nós tentamos fazer eventos para ‘experimentar’ Portugal e queremos começar a fazer aqui”, indicou. O primeiro deverá ser no final de 2024.

Marco Fernandes disse que um dos fatores que está a motivar maior interesse a partir da Costa Oeste foi o surgimento de voos diretos da TAP entre São Francisco e Lisboa, considerando que a adição de Los Angeles como cidade de partida também seria benéfica. Cerca de 90% dos seus clientes são norte-americanos. 

“O que está a crescer mais neste momento são os programas à medida e também o nicho de organizações que querem fazer ‘team building'”, indicou. “Temos clubes de vinhos que estão a fazer um itinerário connosco para o Douro e o Alentejo. Temos clubes de campo que estão a fazer excursões para golfistas nos Açores e no Algarve”, exemplificou.

Outro fator é a perceção da segurança em Portugal, numa altura em que as guerras na Ucrânia e em Gaza complicam a geopolítica. “Quando estas coisas acontecem no mundo, Portugal distingue-se como um destino seguro”, afirmou o vice-presidente. 

Por outro lado, há maior apreciação pela hospitalidade portuguesa e pela facilidade de comunicação em inglês. “Acho que isso tem ajudado muito a crescer”, referiu Marco Fernandes. “E depois é o networking: as pessoas regressam e falam de Portugal”, disse. 

Com 35 pessoas em três escritórios, um deles em Barcelona (a empresa também organiza viagens para Espanha), a Sagres Vacations está a apostar mais em viagens para o interior de Portugal, tendo em conta a saturação de Lisboa e Porto.

O responsável considera que, embora Portugal esteja muito na moda e seja possível que isso mude no futuro, as qualidades do país como destino de turismo e investimento continuarão a ser reconhecidas. 

“Vai sair um bocadinho da moda para uma certa percentagem de clientes, mas para as pessoas que procuram segurança, custo de vida, clima, comida, vinho e família não”, frisou. 

“Pode descer da posição dois para cinco mas não vai além disso, porque é sempre um mercado muito atraente”, considerou. “Está fora das confusões, não é a França, não é a Inglaterra”, concluiu.

Leia Também: Agricultura? Menos impacto no ambiente se usar “conhecimento científico”

Compartilhar
Exit mobile version