A chegada de Rúben Amorim a Manchester, agendada para a próxima segunda-feira, continua a gerar muita expectativa em Inglaterra e a recente exibição do Sporting ante o Manchester City (4-1), na Liga dos Campeões, deixou a imprensa daquele país ainda mais impressionado com o novo treinador do United.
Ora, muito se escreveu e disse sobre a vitória categórica do Sporting frente ao campeão inglês e as nuances táticas de Amorim, que no domingo fará o último jogo enquanto técnico leonino, parecem estar a deixar rendidos adeptos e… imprensa.
É o caso do jornal Mirror que elaborou uma lista com cinco razões que levam a crer que Rúben Amorim terá o sucesso que há tanto tempo se procura em Old Trafford.
1 – Pode jogar em contra-ataque
A primeira razão apontada pelo jornal inglês remete para a rapidez com que a equipa do Sporting consegue fazer uma transição rápida e lembra a exibição frente ao City, onde as jogadas a alta velocidade criaram grandes dificuldades ao conjunto de Guardiola.
“O United tem jogadores para o contra-ataque e agora sabe que tem um treinador capaz de aproveitar esse ritmo máximo nas laterais”.
2 – Pode extrair o melhor dos jogadores
O Mirror lembra também a forma como Amorim consegue extrair o melhor dos jogadores, algo que o antecessor não conseguiu, recorrendo ao exemplo de Gyokeres.
“Um dos grandes problemas de Erik ten Hag foi a incapacidade de tirar o melhor dos jogadores, mesmo daqueles que ele próprio trouxe para o clube.”
3 – Sabe como dar a volta ao marcador
O saber dar uma resposta a uma situação desfavorável no marcador é outro dos pontos em destaque para Amorim. O golo de Phil Foden não atirou o Sporting ao tapete frente ao City e já no jogo anterior da Champions, ante o PSV, os leões haviam estado em desvantagem no marcador, acabando por ver Daniel Bragança marcar o golo do empate já na reta final.
“O United apenas conseguiu virar dois jogos em 2024, ante o relegado Sheffield United em abril e o Brentford, em outubro, mas Amorim mostrou que é capaz de fazer isso contra um adversário de alto calibre”.
4 – Mensagem aos jogadores nos intervalos dos jogos
A capacidade de Amorim conseguir corrigir e operar pequenos ajustes ao intervalo, aproveitando o momento para encorajar os jogadores, é visto como outro dos pontos fortes do treinador português.
“Houve vários momentos em que o United de Ten Hag apresentou-se pior após o intervalo. Amorim tem a habilidade de trazer mudança – e explicar o seu pensamento – e oferecer muito encorajamento [aos jogadores]”.
5 – Sem medo dos duelos com Guardiola
Não menos importante é o quinto e último ponto. O Mirror refere que Amorim não terá medo dos duelos com Pep Guardiola ao contrário da impressão deixada por Ten Hag.
“Com Amorim, o United tem um novo treinador que já mostrou que não será intimidado por outro com o ilustre currículo do catalão.”
Leia Também: Inglaterra toma Sporting ‘de assalto’. Pedro Gonçalves é o próximo alvo