O Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do Copernicus (C3S), que faz parte do Programa de Observação da Terra da União Europeia (UE), divulgou, esta quinta-feira, uma imagem de satélite que mostra o impacto do fenómeno metereológico conhecido como DANA que está a assolar Espanha desde terça-feira.
“A enorme quantidade de sedimentos despejados no Mar Mediterrâneo pelos rios da Comunidade Valenciana é claramente visível nesta imagem do Copernicus Sentinel-3 adquirida a 30 de outubro”, escreveu a entidade, em comunicado.
O organismo deu ainda conta de que o Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus (CEMS) foi ativado para “fornecer avaliações da extensão das inundações e dos danos causados”.
On 29 October 2024, parts of southern and eastern Spain were affected by severe flash flooding following record rainfall. Dozens of deaths have been reported as emergency workers continue operations to rescue stranded residents from their homes and cars.https://t.co/6M1Kpu554Y pic.twitter.com/lZuZcn9wp9
— Copernicus EU (@CopernicusEU) October 31, 2024
Recorde-se que várias regiões de Espanha estão desde terça-feira sob a influência de uma “depressão isolada em níveis altos”, um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em castelhano, que causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos do país, sobretudo na costa do Mediterrâneo, além de pelo menos 95 mortos e dezenas de desaparecidos.
A Comunidade Valenciana foi a mais afetada. De facto, aos níveis de precipitação registados na noite de terça-feira foram os mais elevados em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.
O governo espanhol decretou, na quarta-feira, três dias de luto nacional, tendo o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, garantido apoio a todos os afetados pelo mau tempo.
Leia Também: Região de Valencia prepara pacote de ajuda às vítimas do mau tempo