O Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do Copernicus (C3S), que faz parte do Programa de Observação da Terra da União Europeia (UE), divulgou, esta quinta-feira, uma imagem de satélite que mostra o impacto do fenómeno metereológico conhecido como DANA que está a assolar Espanha desde terça-feira.

 

“A enorme quantidade de sedimentos despejados no Mar Mediterrâneo pelos rios da Comunidade Valenciana é claramente visível nesta imagem do Copernicus Sentinel-3 adquirida a 30 de outubro”, escreveu a entidade, em comunicado.

O organismo deu ainda conta de que o Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus (CEMS) foi ativado para “fornecer avaliações da extensão das inundações e dos danos causados”.

Recorde-se que várias regiões de Espanha estão desde terça-feira sob a influência de uma “depressão isolada em níveis altos”, um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em castelhano, que causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos do país, sobretudo na costa do Mediterrâneo, além de pelo menos 95 mortos e dezenas de desaparecidos.

A Comunidade Valenciana foi a mais afetada. De facto, aos níveis de precipitação registados na noite de terça-feira foram os mais elevados em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.

O governo espanhol decretou, na quarta-feira, três dias de luto nacional, tendo o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, garantido apoio a todos os afetados pelo mau tempo.

Leia Também: Região de Valencia prepara pacote de ajuda às vítimas do mau tempo

Compartilhar
Exit mobile version