Mais uma polémica à espreita nos Jogos Olímpicos. Brett Hawke, antigo nadador australiano, recorreu às redes sociais, este sábado, para questionar o recorde mundial alcançado por Pan Zhanle nos 100 metros livres da natação, considerando mesmo que a marca alcançada pelo atleta chinês ´é “humanamente impossível”.
“Estudei este desporto durante 30 anos e posso dizer que aquela velocidade não é real. Não podes vencer um grupo como este com uma vantagem destas. Eles são os melhores da história. É humanamente impossível”, apontou após ter tido conhecimento da marca inédita de 46,40 segundos.
Recorde-se que tudo isto acontece na sequência dos polémicos casos que abalaram a natação chinesa, conhecidos apenas no passado mês de abril, em torno dos 23 nadadores acusaram positivo no controlo antidoping em 2021, aquando dos Jogos Olímpicos realizados em Tóquio.
De referir que, no maior evento desportivo do mundo que está a decorrer em Paris, a China já arrecadou seis medalhas na natação, sendo que quatro delas foram de ouro.
Leia Também: Paris’2024. IBA vai dar prémio a atleta que desistiu em combate polémico