Será que é desta que o verão veio para ficar? Com as temperaturas a chegarem praticamente aos 40 graus esta semana, a Direção-Geral de Saúde (DGS) deixa um conjunto de recomendações para se proteger do calor intenso.

Assim sendo, com a previsão de temperaturas muito elevadas, conforme pode ver no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a DGS recomenda “beber água ou sumos de fruta natural” para se hidratar e evitar “o consumo de de bebidas alcoólicas” e “fazer refeições frias e leves, comendo mais vezes ao dia”.

Além disso, deverá “utilizar roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol” e “manter-se em ambientes frescos, pelo menos duas a três horas por dia”. Desta forma, deve ainda “correr as persianas ou portadas e ao entardecer deixar que o ar circule pela casa”.

“Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00” e “utilizar protetor solar com fator mais 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas” também são recomendações que deverá ter em conta.

Devido a situações de calor extremo, quem trabalhar no exterior deve fazê-lo acompanhado e uma vez que as altas temperaturas podem fazer com que fique “confuso ou perca a consciência”.

Por fim, “ter especial atenção com os doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida” que possam sofrer mais com estas temperaturas.

Acima de tudo, a DGS aconselha a que a população se “mantenha informada, hidratada e fresca”.

Leia Também: Especialistas revelam as melhores posições para dormir quando está calor

Compartilhar
Exit mobile version