Pode achar que é só mais uma dor e que não é nada de preocupante. Contudo, existem sintomas que não devem ser ignorados. Um gastroenterologista alerta para um desses casos, que podem ser o início de problemas mais sérios.
À revista Parade, Qin Rao explica que nunca deve achar que uma dor abdominal é algo passageiro. Pode ser preocupante e o melhor é ter muita atenção.
“A dor abdominal tem muitas causas, algumas delas podem ser muito sérias e até fatais. Podem exigir o tratamento urgente”, começa por dizer.
Explica que entre 5% a 10% das pessoas acabam por ir ao médico devido a uma dor abdominal. Assim, é um dos motivos mais comuns das idas ao médico. A apendicite, por exemplo, é um dos problemas a ter em conta.
Deve ter atenção a uma dor no lado direito da parte inferior da barriga e à volta do umbigo. Uma úlcera é também uma das consequências. Azia e inchaço são outros dos sintomas associados.
Obstipação é mais um dos problemas que pode vir de uma dor abdominal, assim como cancro do estômago. Neste caso dificuldade em engolir, indigestão e cansaço são mais sinais com que deve preocupar-se.
Leia Também: Exposição a pesticidas pode aumentar risco de cancro, diz estudo