As felicitações foram expressas por Luís Montenegro na sua conta oficial na rede social ‘X’ (antigo Twitter), dirigida ao candidato e presidente do governo autonómico da Galiza, Alfonso Rueda, e ao PP.

“Os galegos reconhecem os bons resultados do partido e sabem onde estão as forças que verdadeiramente transformam a vida das pessoas”, escreveu o líder social-democrata.

O Partido Popular (PP, direita) ganhou as eleições autonómicas de hoje na região espanhola da Galiza com maioria absoluta, segundo os dados oficiais da contagem dos votos.

Esta é a quinta maioria absoluta consecutiva do PP na Galiza, onde o partido venceu sempre as eleições regionais e liderou o governo autonómico (conhecido como Xunta) em 36 dos 42 anos de autonomia.

O PP candidatou nestas eleições Alfonso Rueda, que assumiu a presidência da Xunta em 2022, quando Alberto Núñez Feijóo, a cara das últimas quatro maiorias absolutas na Galiza, passou a líder nacional do partido.

Apesar da vitória de hoje, o PP perdeu terreno em relação às eleições anteriores (de 2020) e passou de 42 deputados para 40 no parlamento regional (são precisos pelo menos 38 para a maioria absoluta), segundo resultados ainda provisórios e quando estavam contados mais de 95% dos votos.

Já o Bloco Nacionalista Galego (BNG, esquerda) consolidou-se hoje como segundo maior partido na Galiza, ao passar de 19 para 25 deputados e superar os 30% de votos.

Os socialistas (PSdaG-PSOE), do primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, perderam votos e deputados, prejudicados pela concentração de voto à esquerda no BNG, e tiveram hoje o pior resultado de sempre em eleições regionais galegas.

O parlamento da Galiza manter-se-á como único em toda a Espanha sem extrema-direita.

Estes dados não são ainda definitivos, por faltarem votos da emigração, que já não mudarão a vitória com maioria absoluta do PP.

Leia Também: Montenegro destaca agricultura como “setor estratégico para o país”

Compartilhar
Exit mobile version