Um homem italiano, de 52 anos, a precisar de “cuidados médicos urgentes” foi resgatado pela Força Aérea Portuguesa, na noite de quarta-feira, quando estava a bordo do navio ‘MSC Nahara’, a cerca de 537 quilómetros das Lajes, nos Açores.
Segundo a Força Áerea, a Esquadra 752 – ‘Fénix’, sediada na Base Aérea N.º4, “foi ativada para realizar o resgate do homem de 52 anos que se encontrava a necessitar de cuidados médicos urgentes”.
Foi também empenhado um avião C-295M, da Esquadra 502 – ‘Elefantes’, para “apoiar a missão”.
O resgate “decorreu com sucesso” e o homem foi “recuperado em segurança e transportado posteriormente para o Hospital de Santo Espírito”, na ilha Terceira.
🇵🇹 A Força Aérea resgatou um passageiro italiano do navio “MSC NAHARA”, quando a embarcação navegava a 537 km das Lajes, durante a noite de ontem.
Para a missão foram empenhados um helicóptero EH-101 Merlin e um avião C-295M. pic.twitter.com/W1UFUmz2fq
— Força Aérea Portuguesa (@fap_pt) August 1, 2024
No total, para a realização da missão ativada pelo centro de Coordenação de Busca e Salvamento (RCC Lajes), “foram voadas mais de cinco horas, com monitorização permanente do avião C-295M, devido à distância em relação à costa”.
Em comunicado, a Força Aérea destacou que “é responsável por uma área de busca e salvamento marítimo de 5.816.562 km², o que corresponde a mais de metade da área do território europeu, constituindo a segunda maior zona de responsabilidade no Atlântico Norte”.
Leia Também: Navio da Marinha largou de Lisboa em missão da NATO no Atlântico Norte