O Instituto da Segurança Social (ISS) foi alvo de uma burla no início deste mês que proibiu, temporariamente, a inserção e alteração do IBAN na plataforma Segurança Social Direta depois de ter verificado um grande número de pedidos que não tinham sido feitos pelos beneficiários titulares.

 

A situação já foi resolvida e as mudanças no IBAN voltaram a ser possíveis, mas os problemas podem ter feito com que tenha deixado de receber apoios da Segurança Social ou se estejam a registar atrasos em pagamentos habituais. Por isso, a DECO PROteste divulgou algumas dicas para confirmar se foi uma das pessoas afetadas por esta burla.

Se já tem algum apoio em atraso, que devia ter recebido e não lhe caiu na conta, comece por confirmar o IBAN que tem associado ao seu perfil na Segurança Social Direta. Depois vá a “conta bancária” e aí registe o IBAN. Tem ainda que inserir o comprovativo de titularidade da conta bancária e aguardar pela validação do IBAN pelos serviços competentes, uma vez que o IBAN não ficará imediatamente válido. 

Não reconhece o IBAN associado ao seu perfil? Contacte as autoridades

No caso de o IBAN associado ao seu perfil não lhe ser familiar, o Instituto da Segurança Social aconselha a que contacte, o mais rapidamente possível, as autoridades: Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR) ou Polícia Judiciária (PJ).

Depois disso, reporte também o problema à Segurança Social. Segundo a DECO PROteste, pode fazê-lo por telefone (210 545 400 ou 300 502 502) ou através de um dos postos de atendimento presencial.

Como evitar ser vítima de burlas através do IBAN?

A DECO PROteste aconselha a que evite clicar em resultados de motores de busca para aceder aos sites que procura. Em vez disso, o ideal é “digitar o endereço eletrónico correto diretamente na barra de endereços”, confirmando que o endereço começa sempre por “https”. Se, ainda assim, persistirem dúvidas, recorra a esta ferramenta da DECO PROteste para verificar a veracidade do endereço. 

Além disso, deve manter o antivírus do seu computador ou tablet sempre atualizado e alterar, com frequência, as palavras-passe de acesso aos dispositivos móveis e às páginas de serviços.

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