A lista, com mais de 12.000 entradas, algumas das quais duplicadas, apresenta dados de acesso, como números de contribuinte e palavras passe associadas para o acesso ao Portal das Finanças, segundo noticiou hoje o Expresso.

 

Segundo resposta do Ministério das Finanças enviada à Lusa, a lista foi identificada pelo fisco em agosto deste ano, sendo que “logo que tomou conhecimento da existência da mesma lista, a AT desencadeou de imediato o procedimento estabelecido para estas situações, revogando as senhas de acesso comprometidas”.

Assim, os contribuintes afetados são obrigados a substituir as suas senhas no acesso seguinte ao Portal das Finanças.

Na mesma resposta, o Ministério das Finanças assinala que a informação de que dispõe indica que “os dados constantes da referida lista não resultam de qualquer acesso ilegítimo aos sistemas da Autoridade Tributária”.

No entender das Finanças, que assinalam que a AT não tem conhecimento “de qualquer uso indevido das referidas credenciais”, a lista resulta da “exfiltração de dados em sistemas de terceiros ou através do comprometimento dos equipamentos dos respetivos utilizadores”.

A Autoridade Tributária tem vindo a alertar para a existência de fraudes que replicam a imagem e a plataforma do Portal das Finanças, em tentativas de angariar dados de acesso de contribuintes.

A Lusa pediu mais esclarecimentos ao Ministério das Finanças, mas até ao momento não obteve respostas.

Leia Também: Fisco vai ter de reduzir gastos com papel e consumíveis

Compartilhar
Exit mobile version