Única feira em Portugal dedicada ao desenho, a Drawing Room Lisboa irá apresentar, nesta edição, trabalhos de artistas como Gabriel Abrantes, Helena Almeida, Herman Nitsch, Pedro Barateiro, Pedro Cabrita Reis e Ana Pérez Quiroga, representados por galerias nacionais e estrangeiras, segundo informação da organização.

 

Uma das novidades desta edição é a secção imaterial “Escutar o Desenho”, com a presença do músico Rodrigo Leão, visando identificar um artista musical que possa oferecer uma proposta de banda sonora, disponível para os visitantes, para estabelecer relações entre os dois atos de criação: o desenho e a música.

Nesta feira, com direção de Mónica Alvarez Careaga, estará também em exposição o trabalho dos dez finalistas ao Prémio Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), que será atribuído no certame, juntamente com os Prémios Fundação Millennium bcp, Viarco e Casa da Moeda – Imprensa Nacional.

Participam nesta edição 18 galerias portuguesas e cinco galerias estrangeiras, selecionadas para o Programa Geral, três galerias europeias, numa nova secção intitulada “Quarto de Visitas”.

Entre as presenças contam-se a galeria lisboeta Francisco Fino que apresentará uma mostra individual de Gabriel Abrantes, a Galeria Nuno Centeno, sediada no Porto, que apresentará trabalho de José Pedro Croft, entre outros.

A estas juntam-se Vera Cortês, Filomena Soares, 3+1 Arte Contemporânea, Bruno Múrias e Miguel Nabinho de Lisboa, Lehmann + Silva e Pedro Oliveira do Porto, ainda Fonseca Macedo – Arte Contemporânea, de Ponta Delgada, Açores.

Nas estrangeiras estarão as espanholas Trinta, Siboney e Silvestre, Jahn und Jahn, com sede em Lisboa e Munique, e a Monitor, sediada em Roma e Lisboa.

A Galeria Pintor Fernando de Azevedo, na Sociedade Nacional das Belas Artes, acolherá os trabalhos dos dez finalistas da 4.ª edição do Prémio FLAD de Desenho: Bárbara Fonte, Carla Rebelo, Carlos Mensal, Daniel Moreira e Rita Castro Neves, Diogo Pimentão, Gonçalo Sena, Maria Condado, Mariana Barrote, Priscila Fernandes e Rosa Baptista.

O vencedor, segundo o mesmo comunicado, será conhecido no sábado, na feira, e receberá um prémio monetário no valor de 20 mil euros, com o objetivo de apoiar a produção artística e a inovação em Portugal, resultado da parceria entre a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e a Drawing Room Lisboa.

Nas últimas edições desta iniciativa foram premiados os artistas Pedro Tropa, Maria Capelo e Carla Filipe.

Leia Também: Menina desenha versão ‘melhor’ de parque infantil e autarquia constrói-a

Compartilhar
Exit mobile version