Fado Bicha, a dupla composta por Lila Fadista e João Caçador, lançaram, esta quinta-feira, 29 de fevereiro, a canção ‘Dar de Beber à Desventura’, que se traduz, segundo referem, num “manifesto de repúdio ao partido de André Ventura” e numa “luta contra o avanço da extrema-direita nas eleições de 10 de março”.

A letra faz várias acusações ao presidente do Chega, André Ventura, apresentando-o como líder de “um movimento autoritário e perigoso, e exorta os ouvintes a assumirem a ameaça do crescimento do seu partido com seriedade”.

“À pobreza, aversão/ Do racismo, é capitão/ E a justiça que defende é na vingança/ Da Assembleia, por lição”, são alguns dos versos que se ouvem.

E continuam: “Ó mores, é o reviralho Deus, pátria e família é o c*r*lho/ Ó mores, é o reviralho Deus, pátria e família é o c*r*lho”, já perto do fim do tema, seguindo-se dos versos que deram origem ao título da música: “Bota jogo de cintura/ Argumenta com bravura/ Do amor e do bom vinho não desistas/ Vamos dar de beber à desventura/ Secar a boca aos fascistas”.

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, as Fado Bicha defendem que “a classe artística tem o dever de se manifestar e sinalizar a deterioração do discurso público e político em Portugal, que atribuem, em grande parte, ao Chega”.

A banda dá conta ainda que a composição integra influências sonoras da música de intervenção, nomeadamente, de José Mário Branco, e também da nova música portuguesa, como ‘A Garota Não’ e ‘Filipe Sambado’, numa produção luxuosa de Luís Clara Gomes (Moullinex) e coros adicionais da cantora Mila Dores. 

‘Fado Bicha mata o fado, com amor’ é o novo espetáculo das Fado Bicha, que a banda irá levar a várias cidades do país durante o ano, a par do concerto de apresentação do álbum ‘OCUPAÇÃO’, lançado em 2022.

Pode ouvir a música em questão abaixo:

Fado Bicha - Dar de beber à desventura

Leia Também: Máquina lança segundo disco ‘Prata’ em abril entre o punk e o psicadélico

Compartilhar
Exit mobile version