Os últimos anos não têm sido ‘famosos’ no que diz respeito a jogos de plataforma. Apesar da hegemonia no género de ‘Super Mario’ da Nintendo e da longevidade de ‘Ratchet & Clank’ da PlayStation, poucas oportunidades tem havido para os fãs do género desfrutarem de grandes produções nas últimas gerações de consola.
Felizmente, esta situação é algo que está prestes a mudar com ‘Astro Bot’. Este jogo desenvolvido pela Team Asobi dará ao robô Astro a oportunidade de brilhar num título dedicado – isto depois de a mascote já ter dado mostras de grande potencial com ‘Astro Bot Rescue Mission’ na PlayStation 4 e com ‘Astro’s Playroom’, uma pequena demonstração pré-instalada na PlayStation 5.
‘Astro Bot’ tem lançamento marcado para 6 de setembro mas, a convite da PlayStation Portugal, o Notícias ao Minuto teve a oportunidade de experimentar alguns dos níveis que compõem este jogo. Depois desta sessão de experimentação, ficámos com poucas dúvidas da intenção e do que ‘Astro Bot’ promete para os jogadores de PlayStation 5.
© Sony Interactive Entertainment
Durante a sessão – que durou cerca de uma hora – tivemos a oportunidade de níveis de dificuldade variável e mais alguns opcionais (e mais desafiantes) que dão aos jogadores a oportunidade de testar os reflexos.
Independentemente da dificuldade, o grande prazer de jogar a ‘Astro Bot’ está no quão agradável é explorar os cenários e descobrir todos os segredos. Além de moedas para apanhar, os jogadores podem encontrar peças de ‘puzzle’ e encontrar outros robôs escondidos – com alguns deles a serem diretamente inspirados em personagens icónicas da PlayStation.
No lançamento haverá 300 destes robôs para encontrar e, entre eles, já nos foi possível confirmar que ‘franchises’ conhecidas como ‘Ratchet & Clank’, ‘God of War’ e ‘Parappa the Rapper’ estarão representadas.
No que diz respeito ao ‘feel do jogo, ‘Astro Bot’ lembra diretamente jogos de plataformas que os jogadores mais antigos se lembram de jogar na PlayStation original e também na PlayStation 2. Apesar de níveis lineares, é um prazer explorar os cenários coloridos e ver as mais diversas partículas a reagir à passagem do pequeno Astro. Os níveis proporcionam até o uso de acessórios e que ajudam a que a jogabilidade se mantenha fresca e interessante e, tendo em conta a grande quantidade de níveis prometidos pela Team Asobi, esperemos que esta intenção se mantenha por toda a duração do jogo.
No final desta sessão de ‘Astro Bot’ ficou a sensação que, mesmo que se trate de um jogo diferente da tendência atual e menos ambicioso no que diz respeito a dimensão, não temos dúvidas que esta nova incursão de Astro e da Team Asobi têm tudo para ser exatamente o que os jogadores precisam.
Num panorama repleto de jogos de mundo aberto, mapas recheados de missões secundárias e grafismos hiperrealistas, foi um prazer ‘limpar o palato’ com um jogo tão colorido, descomprometido e divertido como ‘Astro Bot’.
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