Congestionamento nasal, diminuição ou perda de olfato e paladar, espirros, dor de cabeça ou garganta são alguns dos sintomas da constipação, segundo o ‘website’ do grupo Lusíadas Saúde. Será que quando está doente pode, e deve, continuar a fazer tudo como antes?

 

À revista Parade, a médica Ebru Karpuzoglu revelou a única coisa que deve evitar fazer quando está constipado. Explica que se trata do exercício físico intenso ou forçar o corpo em demasia.

“Embora atividades leves, como caminhar, possam ajudar a limpar o nariz e aumentar a circulação de ar, esforços físicos intensos, como correr ou levantar peso, podem ter o efeito oposto no seu sistema imunitário”, começa por dizer.

Quando está doente, o corpo já está a usar energia e recursos para combater a infeção. Forçar-se para fazer exercício de forma intensa desvia esses recursos da resposta imunitária, o que deixa o corpo menos preparado para lidar com o vírus”, continua a especialista. 

Este tipo de exercícios mais intensos acaba também por levar à libertação da hormona do stress, o que também acaba por suprimir a função imunitária. “O esforço excessivo também pode levar à desidratação, o que agrava sintomas como dor de garganta e congestão. Assim, poderá sentir-se pior.”

Desta forma, a recomendação é fazer exercícios moderados e mais leves, como ioga, alongamentos e caminhadas curtas.

Leia Também: Sete conselhos para aliviar os sintomas de uma constipação

Compartilhar
Exit mobile version