A vitamina B12 é daquelas que dá muitas ‘dores de cabeça’ a vegetarianos. No entanto, engana-se se julga que está livre.  Mesmo quem consome proteína de origem animal deve estar atento aos sinais associadas à carência de cobalamina, uma vez que, em alguns casos, pode ser fatal.

 

Quando os níveis estão abaixo do que deveriam, o corpo ressente-se. Pode sentir cansaço, desânimo e mau humor, complicações ao nível da respiração e palpitações. A falta de vitamina  B12 também pode afetar a função cognitiva, atrapalhando a memória, a concentração e até o equilíbrio. 

Leia Também: Contra o colesterol perigosamente alto, coma estes poderosos frutos secos

“A vitamina B12 está ligada à produção de células sanguíneas maduras e pode provocar o diagnóstico de anemia, que é a falta ou a deficiência na absorção de ferro pelo organismo. Consequentemente, as pessoas podem sentir fraqueza, mal estar, palidez e até falta de ar”, afirmou o nutrólogo Brenner Alves, em entrevista ao jornal Metrópoles.

A importância desta vitamina “reside no facto de ser essencial e imprescindível para a hematopoiese, isto é, para a síntese dos elementos figurados do sangue e suas funções e para o normal funcionamento do sistema nervoso central e periférico”, explica um artigo publicado no portal do grupo Lusíadas.

Leia Também: Acha que sabe tudo sobre uvas? Olhe que não!

Embora sejam raros, há casos em que a falta de vitamina B12 pode mesmo vir a ser fatal. “Regista-se principalmente em demências ou paraplegias por défice de vitamina B12 e tanto de forma direta, como acontece em qualquer demência, como indireta, pelas complicações que ambas as situações acarretam, como imobilidade, úlceras de pressão, infeções.”

A vitamina B12 não é produzida pelo nosso corpo, mas está presente em alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, peixes, ovos e laticínios.

Leia Também: As pessoas que não devem beber sumo de limão, segundo um nutricionista

Compartilhar
Exit mobile version