O preço médio cobrado pelos contabilistas para o preenchimento do IRS duplicou este ano face a 2023, passando a ser cobrados, em média, 60 euros.
De acordo com uma análise feita pela plataforma de contratação de serviços Fixando, o aumento do preço justifica-se com “o aumento da complexidade de informações e opções para otimizar o resultado da declaração de IRS”.
A plataforma indica ainda que à medida que domingo, 30 de junho, e prazo para a entrega de declarações fiscais de aproxima, também a procura por este serviço aumenta, tendo esta procura aumentado 46% em relação ao mês anterior.
“A alteração das tabelas de IRS, com os mínimos de isenção, bem como a entrada de mercado de novos profissionais, são fatores que contribuem para que um maior número de contribuintes esteja obrigado a entregar a declaração de IRS”, explica um responsável da Sistecon Contabilidade & Seguros, contando que houve um aumento superior a 35% na procura pelos seus serviços em 2024.
E quem procura estes serviços?
Segundo um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a maioria dos clientes que procuram um contabilista são os que auferiram rendimentos das categorias A e B, mas também titulares de rendimentos das categorias F, G, J e L.
“Trata-se efetivamente de contribuintes com um rendimento anual entre os 50 e 80 mil euros, com algumas particularidades”, explicam os responsáveis da plataforma, reforçando que o aumento de preços, tal como referido acima, está relacionado com “a complexidade crescente das informações e o tempo necessário, não só para entregar a declaração, mas também para esclarecer todas as dúvidas dos contribuintes”.
É um investimento que vale a pena?
A plataforma alerta ainda que contratar estes serviços pode mesmo constituir numa poupança, já que muitos contribuintes não têm em conta todas as deduções e benefícios possíveis – podendo assim um profissional otimizar o resultado da declaração IRS.
“É muito importante planear a entrega da declaração de IRS e procurar profissionais qualificados, dado que a submissão correta do IRS é crucial para evitar problemas fiscais e garantir que todos os benefícios são devidamente aplicados. Com a aproximação do prazo final, é esperado que a procura continue a aumentar, podendo influenciar ainda mais os preços praticados no mercado”, aconselha Alice Nunes, diretora de novos negócios da Fixando.
Leia Também: IRS fora de prazo? Saiba quais são as consequências (para além da coima)