Popular

    Instituto Português do Sangue reforça apelo à dádiva

    Fevereiro 3, 2023

    Homem morre em acidente com motocultivador

    Fevereiro 3, 2023

    O Parque do Perdão não é para jovens

    Fevereiro 3, 2023
    Facebook Twitter Instagram
    Diario GuardiaoDiario Guardiao
    • Pagina Inicial
    • Últimas
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Desporto
    • Cultura
    Diario GuardiaoDiario Guardiao
    Home » Polestar 3: o novo elétrico Premium que chega da Suécia

    Polestar 3: o novo elétrico Premium que chega da Suécia

    Outubro 23, 20225 minutos lidos Economia
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Whatsapp E-mail Reddit VKontakte Telegrama
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp Pinterest E-mail

    A Polestar, nova marca sueca de automóveis Premium elétricos, entra agora no segmento dos SUV com o Polestar 3, que teve a sua apresentação mundial há dias na Dinamarca, mas que só chega ao mercado no último trimestre do próximo ano. A ambição do construtor é “definir o SUV da era elétrica”, oferecendo espaço, muito conteúdo tecnológico e uma autonomia (ainda não aferida) que se poderá aproximar dos 610 quilómetros.

    O Polestar 3 aposta num design exterior e interior minimalista, ou não tivesse sido fundada pela Volvo (detida pela chinesa Geely) e quer “limpar” a imagem de quem compra um SUV, até agora asscoiada “a quem não se importa com o meio ambiente e quer mostrar o seu status”, referiu o CEO da marca, Thomas Ingenlath.

    Este SUV de dimensões generosas (4,90 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,98 metros) esconde, sob um design exterior algo anónimo e focado na aerodinâmica, muito espaço interior e motorizações potentes.

    O Polestar3 chega numa configuração com motor duplo que, na versão Standard, debitam 360 kW (489 cavalos) e 840 Nm. Com o Pack Performance opcional (custa 6 600 euros) é possível chegar aos 380 kW (516 cavalos) e 910 Nm.

    Possui, ainda, uma função que permite desativar o motor elétrico traseiro, permitindo que o automóvel rode somente com a ajuda do motor dianteiro “economizando assim energia em determinadas circunstâncias”, diz a marca.

    O pack de baterias de 111 kWh permite uma autonomia estimada de até 610 km em ciclo WLTP. A bateria de iões de lítio apresenta uma célula incluída num compartimento de proteção de alumínio com reforço em aço boro e arrefecimento líquido.

    O Polestar3 vem equipado de série com uma bomba de aquecimento, ajudando o automóvel a pré-condicionar a climatização e a bateria, e tem ainda a capacidade de carregamento bidirecional, tendo potencial para, por exemplo, fornecer energia para a rede.

    Este primeiro SUV da nova marca aposta muito no conteúdo tecnológico, como é o caso do processamento central Nvidia Drive, com software da Volvo Cars e um sistema de infoentretenimento disponível a partir da nova geração de tecnologia Snapdragon Cockpit Platform.

    O Polestar inclui cinco radares, cinco câmaras externas e 12 sensores ultrassónicos que ajudam a suportar várias das suas características de segurança avançada. A SmartZone, na zona inferior da asa dianteira, incorpora vários dos sensores dianteiros, um módulo de radar aquecido e uma câmara.

    Das suas características técnicas destacamos a distribuição de pesos perfeita de 50:50, um peso em ordem de marcha que varia entre os 2 584 e os 2 670 quilos e os 516 litros de capacidade das bagageiras frontal e traseira.

    A velocidade máxima está auto-limitada a 210 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 5 e 4,7 segundos, respetivamente nas versões Standard e Performance.

    Crianças

    Destaque para um sistema de radar interior, que deteta movimentos à escala submilimétrica, protegendo assim as crianças e os animais que tenham sido deixados acidentalmente no automóvel. “Este novo sistema está ligado ao sistema de climatização do veículo para evitar sobreaquecimento ou hipotermia”, revelou a Polestar.

    Ainda no interior duas câmaras monitorizam os olhos do condutor e podem enviar mensagens de aviso, sons ou ativar mesmo uma função de paragem de emergência ao detetar a presença de um condutor distraído ou sonolento.

    O Android Automotive OS, desenvolvido em parceria com a Google, surge novamente no sistema operativo do automóvel através de um display central com 14.5 polegadas e as atualizações remotas (OTA – over-the-air) estão também presentes e permitindo melhorias de software contínuas sem a necessidade de se deslocar a um ponto de serviço. Em Portugal, é assistência é assegurada pela quase totalidade da rede de concessionários da Volvo.

    A Polestar sublinha que a lista de equipamentos de série “é extensa”, com poucos opcionais para “simplificar o processo de configuração e a logística de produção”.

    Assim, todas as versões incluem suspensão pneumática, um teto panorâmico de vidro a todo o comprimento, iluminação LED interior e exterior, puxadores de porta retráteis com sensor de proximidade e jantes de 21 polegadas.

    O Pack Plus e o Pack Pilot são incluídos de série nas encomendas do primeiro exemplares a serem produzidos, e incluem um sistema áudio de 25 colunas da Bowers & Wilkins e sistema de som surround 3D, capacidade Dolby Atmos, fecho suave das portas, head-up display e Pilot Assist.

    Sustentabilidade

    Os materiais utilizados no interior do Polestar3 foram selecionados pelas suas características sustentáveis, incluindo os materiais biológicos da MicroTech, com couro animal certificado e estofos em lã totalmente rastreáveis.

    A marca defende esta opção por entender ser mais sustentável que outro tipo de materiais, nomeadamente os veganos. “Vamos propor em opção o couro natural, mas de animais que sabemos como são criados e que vamos rastrear”, referiu Thomas Ingenlath.

    “Em linha com o compromisso de transparência da Polestar, será disponibilizado um relatório sobre o ciclo de vida deste modelo (LCA Report) que estará completo uma vez iniciada a sua produção. Irão seguir-se novos documentos deste tipo e o trabalho irá continuar com vista a descobrir novas formas de reduzir a pegada de carbono”, sublinha a marca.

    O objetivo da marca, revelou o CEO da Polestar, é “chegarmos a 2030 com uma pegada zero de carbono, e isto em todo o processo de fabrico dos nosso carros”.

    Entregas só no final de 2023

    A produção deverá começar nas instalações da Volvo Cars de Chengdu, na China, a partir de metade de 2023 e irá culminar com as primeiras entregas, previstas para o quarto trimestre do mesmo ano.

    A partir do segundo semestre de 2024, prevê-se que a produção do Polestar3 seja também realizada nas instalações da Volvo Cars de Ridgeville, no Estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, assegurando as vendas na América do Norte e noutros mercados. As primeiras entregas provenientes desta fábrica deverão chegar ao mercado a partir do meio de 2024.

    O Polestar 3 custará, em Portugal, 94.900 euros e já pode ser encomendado online.

    Automóvel elétrico economia JN Jornal de Notícias lançamento Polestar 3 SUV
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Whatsapp E-mail

    Postagens relacionadas

    Instituto Português do Sangue reforça apelo à dádiva

    Fevereiro 3, 2023

    Homem morre em acidente com motocultivador

    Fevereiro 3, 2023

    O Parque do Perdão não é para jovens

    Fevereiro 3, 2023

    D. João Lavrador: ″Os bispos e os cantores não têm de estar empoleirados″ no palco

    Fevereiro 3, 2023

    André Almeida não evita derrota do Valência com o Real Madrid

    Fevereiro 3, 2023

    Com Luís Maximiano na baliza, Lazio cai da Taça de Itália

    Fevereiro 2, 2023
    Tendência

    Wolverhampton ganha e mira top-4 da Premier League

    Por adminFevereiro 13, 2022

    A equipa de Bruno Lage surpreendeu o Tottenham (0-2) e pode chegar ao quarto lugar…

    Rita Mendes, a mulher que domina o coração de William Carvalho

    Junho 8, 2022

    Homem que assaltou lojas e casas em Viana fica em prisão preventiva

    Novembro 18, 2022

    Detido em Alvor quando metia no carro 120 quilos de cocaína

    Junho 3, 2022
    Últimas Notícias

    Instituto Português do Sangue reforça apelo à dádiva

    Fevereiro 3, 2023

    Homem morre em acidente com motocultivador

    Fevereiro 3, 2023

    O Parque do Perdão não é para jovens

    Fevereiro 3, 2023

    D. João Lavrador: ″Os bispos e os cantores não têm de estar empoleirados″ no palco

    Fevereiro 3, 2023

    André Almeida não evita derrota do Valência com o Real Madrid

    Fevereiro 3, 2023

    Com Luís Maximiano na baliza, Lazio cai da Taça de Itália

    Fevereiro 2, 2023

    O Diario Guardião é um dos maiores portais de notícias da língua inglesa, trazendo as últimas notícias de todo o mundo.

    Escolha do Editor

    Portugal vence Suécia e está na final do Europeu de sub-20

    Julho 15, 2022

    Charli e Dixie D’Amelio: irmãs ganham milhões com o TikTok

    Janeiro 13, 2022
    Últimas notícias

    Polícia marroquina detém 33 adeptos devido a distúrbios em jogo de futebol

    Janeiro 9, 2023

    Margarida Corceiro, João Félix, Lourenço Ortigão e Kelly Bailey de férias na Madeira

    Junho 6, 2022
    • Sobre Nós
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições
    • Contato
    Copyright ©️ Todos os direitos reservados | Diário Guardião

    Digite acima e pressione Introduza para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.