Produzido por:
Contrariamente ao que muitos pensam, quando falamos de empresas sustentáveis não nos referimos apenas à preocupação com o ambiente, mas também com os trabalhadores, sendo importante adotar medidas para promover a igualdade e a inclusão.
Viver num planeta cujos recursos estão a escassear é um desafio para todos, não estivéssemos nós constantemente a pensar em como podemos fazer da Terra um sítio melhor para as gerações futuras. Os pequenos gestos importam, mas a verdade é que as empresas têm um impacto muito maior na sustentabilidade do que os indivíduos como um só, sendo que, por isso, são estas que mais batalham para ter um impacto económico, social e ambiental positivo.
Foram já várias as empresas da rede que puseram em prática mecanismos contributivos para uma vida mais sustentável, compreendendo que a importância de caminhar ao encontro dos 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Desta lista fazem parte, por exemplo, a erradicação da pobreza e da fome, a igualdade de género, a ação climática e a proteção da vida marinha e terrestre.
Então, enquanto este é o único planeta no qual podemos habitar, convém cuidarmos dele, tal como fazem as empresas pertencentes à Rede Mulher Líder. Esta rede é um espaço de partilha para gestoras executivas de empresas de elevado desempenho, muitas das quais Pequenas e Médias Empresas (PME) Líder e de Excelência. Dela fazem parte quase duas centenas de empresárias e mais de 150 empresas, 66% com mais de 20 anos de existência – num país em que a vida média das empresas é de 13 anos.
Um dos objetivos para o qual todas estas empresas contribuem é a igualdade de género, tendo todas elas mulheres em posições de topo. Pode não parecer, mas trata-se de um feito, especialmente quando lembramos que, apesar de elas representarem quase metade da força de trabalho de empresas nacionais, apenas uma em cada seis chega aos lugares de administração e unicamente 6% ao cargo de CEO.
Então, como é que estas empresas lideradas por mulheres pensam a sustentabilidade? Quais são os maiores desafios? E que oportunidades veem? O podcast Ser Sustentável vem responder a estas questões, uma parceria entre o IAPMEI, o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias.
Se contribuir para um planeta mais feliz também faz parte dos seus planos, esteja atento.