A 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção arrancou na terça-feira e prolonga-se até ao próximo sábado, onde será escolhido o grande vencedor, na Malmo Arena, na Suécia. No entanto, antes do ‘Grito’ de iolanda se fazer ouvir na Europa, milhares de artistas pisaram o palco do maior concurso de música. Alguns dos quais que, se calhar, nem fazia ideia.

O Notícias ao Minuto reuniu uma lista de artistas de renome internacional que já passaram pelo evento.

Fique a par de dez músicas e artistas que (provavelmente) não sabia que foram à Eurovisão:

Olivia Newton-John – ‘Long Live Love’

Antes de se juntar a John Travolta e se tornar numa atriz e cantora de sucesso com o filme ‘Grease’, Olivia Newton-John pisou o palco da Eurovisão em 1974, quando representou também o Reino Unido com ‘Long Live Love’. A cantora, que morreu em 2022, conseguiu alcançar o 4.º lugar.

Long live love - United Kingdom 1974 - Eurovision songs with live orchestra

Céline Dion – ‘Ne Partez Pas Sans Moi’

A cantora canadiana Céline Dion participou na Eurovisão em 1988, quando tinha apenas 20 anos e ainda não era uma estrela mundial. Representou a Suíça com ‘Ne Partez Pas Sans Moi’ e deu a segunda (e última) vitória ao país.

Bonnie Tyler – ‘Believe in Me’

Conhecida por êxitos como ‘Total Eclipse of the Heart’ e ‘It’s a Heartache’, a cantora britânica representou o Reino Unido com ‘Believe In Me’, em 2013. Na altura com 61 anos, Bonnie Tyler alcançou a 19.ª posição.

ABBA – ‘Waterloo’

São provavelmente o maior sucesso da Eurovisão, mas ainda assim há quem não saiba que os ABBA venceram o concurso em 1974. Após a vitória, com ‘Waterloo’, há 50 anos, a banda sueca tornou-se um fenómeno de sucesso em todo o mundo.

Katrina and The Waves – ‘Love Shine a Light’

A banda Katrina and The Waves é conhecida pelo êxito ‘Walking on Sunshine’, lançado em 1985. No entanto, mais de dez de anos depois, em 1997, aceitou participar na Eurovisão para representar o Reino Unido com ‘Love Shine a Light’ e venceu. Esta foi a quinta e mais recente vitória do país no concurso.

Julio Iglesias – ‘Gwendolyne’

O galã espanhol Julio Iglesias participou na Eurovisão em 1970 com o tema ‘Gwendolyne’, tendo chegado ao quarto lugar. Seguiu-se depois uma carreira internacional e o cantor tornou-se um dos recordistas em número de discos vendidos.

Blue – ‘I Can’

A boy band britânica Blue fez sucesso no início dos anos 2000 com temas como ‘All Rise’ e ‘Get Down On It’, mas os quatro membros decidiram seguir caminhos separados em 2004. Voltariam a juntar-se em 2011 para representar o Reino Unido com ‘I Can’, alcançando o 11.º lugar.

Senhit ft. Flo Rida – ‘Adrenalina’

São Marino, um país com cerca de 30 mil habitantes, surpreendeu tudo e todos em 2021, quando anunciou que a cantora italiana Senhit seria a sua representante com ‘Adrenalina’, uma música que contava com a colaboração de… Flo Rida. Apesar de se pensar que o rapper não iria atuar ao vivo, tal acabou por acontecer levando os eurofãs à euforia nos Países Baixos.

Madonna e Justin Timberlake

Os dois artistas norte-americanos Justin Timberlake e Madonna participaram na Eurovisão enquanto convidados para atuar no intervalo das edições de 2017 e 2019, respetivamente. 

Justin Timberlake foi a primeira superestrela internacional a pisar o palco eurovisão, sem ser concorrente, e a atuação decorreu sem problemas, na Suécia. Já a atuação de Madonna foi alvo de críticas porque a cantora aproveitou o facto de ter sido convidada para atuar em Israel para mostrar o seu apoio à Palestina, com os seus bailarinos a mostrar bandeiras do país do Médio Oriente.

Leia Também: Eurovisão. “Não tenho receio associado às apostas. Interessa-me é cantar”

Compartilhar
Exit mobile version