O tenista francês Lucca van Assche sagrou-se, este domingo, campeão do Maia Open, torneio do circuito challenger, ao bater na final o austríaco Maximilian Neuchrist no Complexo Municipal de Ténis da Maia.
Van Assche, 176.º colocado no ‘ranking’ ATP, precisou de três sets, com os parciais de 6-3, 4-6 e 6-0, para levar a melhor diante do qualifier Neuchrist, número 359 do mundo, ao fim de duas horas e 12 minutos, para conquistar o primeiro título no circuito challenger.
O jovem transalpino, campeão júnior de Roland Garros em 2021, nem entrou da melhor maneira na final do torneio português, perdendo o primeiro parcial, ao sofrer uma quebra de serviço, mas conseguiu dar a volta, assinando dois breaks contra apenas um no segundo set.
Na hora de todas as decisões, Lucca van Assche revelou-se mais forte e, sem dar grandes chances ao adversário, impôs três quebras de serviço para suceder ao compatriota Geoffrey Blancaneaux no palmarés de campeões do Maia Open.
“Foi uma grande semana para mim. Tive encontros muito difíceis e estou muito feliz por ganhar este torneio aqui na Maia. Será sempre um sítio especial para mim”, resumiu o vencedor, em conferência de imprensa.