O médio de 22 anos, que está a um passo de assinar pelo Arsenal, numa transferência que renderá ao F. C. Porto 35 milhões de euros, não viajou para Nyon em 2018, por não saber onde se encontrava aquele documento de identificação.
Fábio Vieira falhou, na temporada 2017/18, a participação na “final four” da UEFA Youth League (Liga Jovem da UEFA), por ter perdido o cartão de cidadão na véspera da viagem da equipa do F.C. Porto, para disputar a competição.
A “final four”, com presença assegurada pelos portistas, decorria como habitualmente em Colovray, Nyon, mas, na véspera da partida para a Suíça, Fábio Vieira deu conta que não sabia do cartão de cidadão, documento essencial para viajar.
O médio acabou por ser excluído da convocatória elaborada pelo treinador João Brandão e deste modo falhar a “final four”, carregando por algum tempo um sentimento misto de frustração e de culpa, ao não ser capaz de ajudar a equipa a lutar pela passagem à final da competição.
Os portistas acabaram por perder as meias-finais frente aos ingleses do Chelsea, no desempate na marcação de grandes penalidades (5-4), dado que o jogo terminara empatado a dois golos.
Porém, na temporada seguinte, já sob o comando de Mário Silva, Fábio Vieira ajudou o F.C. Porto a apurar-se novamente para “final four” e, desta feita sem problemas burocráticos ao nível de documentos a atrapalhar, lá seguiu viagem rumo à Suíça. Desportivamente, as coisas também correram bem melhor para os azuis e brancos, que acabariam por se sagrar vencedores da prova, graças ao triunfo na final, frente ao Chelsea, por 3-1. Curiosamente, o futuro reforço do Arsenal assinou o primeiro golo dos portistas, abrindo assim caminho para a vitória. Os ingleses ainda empataram, por Redan, mas depois Diogo Queirós e Afonso Sousa marcaram um golo cada e asseguraram o êxito dos dragões.
Em termos de troféus, Fábio Vieira venceu duas ligas portuguesas (2019/20 e 2021/22), uma Taça de Portugal (2021/22), um campeonato nacional de sub-19 (2018/19) e a já referida UEFA Youth League (2018/19).
Como o JN noticiou, depois de 14 anos ao serviço do F.C. Porto, o único clube que representou, Fábio Vieira, que é natural de Santa Maria da Feira, vai prosseguir a carreira em Inglaterra, representando o Arsenal. O negócio está fechado e renderá à SAD dos campeões nacionais 35 milhões de euros, devendo ser anunciado no decorrer desta sexta-feira, após o jogador, que já está em Londres, se submeter a exames médicos.