Um triplo a três segundos do final permitiu, esta sexta-feira, ao F. C. Porto vencer no reduto do Benfica, por 86-87, num clássico da 14.ª jornada do campeonato de basquetebol, que deixou os dragões perto da liderança.
No terceiro duelo entre os dois rivais esta época, a vitória pendeu, pela primeira vez, a favor do F. C. Porto, que, com menos uma partida disputada, soma agora 25 pontos na classificação e pode agarrar a liderança, ainda do lado do Benfica, que tem 26 pontos.
Ivan Almeida, com 27 pontos, foi o melhor marcador da partida, notando-se sobretudo no último período, tendo sido secundado pelo colega de equipa Aaron Broussard, com 21. No lado do F. C. Porto, o melhor foi Michael Finke, com 20, autor do triplo vitorioso.
A um ritmo intenso, característico de um clássico, Benfica e F. C. Porto dividiram o jogo no primeiro período, com constantes alterações no marcador, mas foram as ‘águias’ a terminarem na frente (25-23), graças a um triplo tirado a Miguel Maria sob a buzina.
O Benfica superiorizou-se nos instantes iniciais do segundo quarto, chegando aos nove pontos de vantagem, mas, em termos defensivos, começaram a ser algo permissivos e a deixar os basquetebolistas do F. C. Porto atirarem de três pontos com bastante espaço.
Desta forma, os dragões reduziram distâncias e conseguiram mesmo a igualdade, que se verificava ao intervalo da partida (47-47), aproveitando a grande apatia do Benfica no reatamento – a lembrar o último jogo com o Limoges -, para se meter na liderança.
Com 51-62 no marcador, o F. C. Porto procurava segurar a vantagem, mas a reação dos pupilos de Norberto Alves iniciou-se ainda no terceiro período, concluído com 59-64 a favor da turma nortenha, e efetivou-se no quarto e derradeiro período do confronto.
A eficácia benfiquista, sobretudo nos ‘triplos’ de Ivan Almeida, foi fundamental para a reviravolta (71-69), mas a incerteza do vencedor permaneceu até ao fim e um ‘triplo’ de Michael Finke, a três segundos, acabou por ser a diferença para o F. C. Porto (86-87).
Jogo realizado no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa
Benfica — FC Porto, 86-87
Ao intervalo: 47-47
Sob a arbitragem de Sérgio Silva, José Gouveia e Vicente Jardim, as equipas alinharam e marcaram:
Benfica (86): Aaron Broussard (21), Toney Douglas (4), Betinho (2), Ivan Almeida (27) e Terrell Carter (8). Jogaram ainda Makram Ben Romdhane (15), James Ellisor (3), José Silva (3), José Barbosa (3) e Tomás Barroso
Treinador: Norberto Alves
F. C. Porto (87): Teyvon Myers (15), Francisco Amarante (6), Max Landis (17), Brian Conklin (10) e Michael Finke (20). Jogaram ainda Charlon Kloof (11), Miguel Queiroz (1), Vladyslav Voytso, Miguel Maria (7) e João Guerreiro
Treinador: Fernando Sá
Marcha do marcador: 25-23 (primeiro período), 47-47 (intervalo), 59-64 (terceiro período) e 86-87 (resultado final)
Assistência: Cerca de 2.000 espetadores