Esta sexta-feira marca o encerramento da fase de grupos do Mundial 2022. Portugal já está apurado, mas ainda não sabe se em primeiro ou segundo lugar. Desconhece, portanto, o adversário dos oitavos de final.
Coreia do Sul-Portugal (15 horas, SIC e SportTV):
A Seleção Nacional vai defrontar a Coreia do Sul, treinada por Paulo Bento, com a noção de que joga com todos os resultados, mas há emparelhamentos mais favoráveis do que outros, com os apurados do Grupo G.
Sem Nuno Mendes, Danilo e Otávio disponíveis, Fernando Santos deve dar oportunidade a alguns jogadores de terem minutos no Mundial, até pela tranquilidade classificativa, mas sempre de olhos postos no resultado porque isso pode ser a diferença entre defrontar Brasil, Suíça, Camarões ou Sérvia na próxima fase.
Do outro lado, Paulo Bento não vai estar no banco de suplentes pela expulsão no final do jogo com o Gana, mas sabe que a organização da sua equipa pode ser fundamental para garantir um bom resultado e tentar o apuramento no Grupo H.
Gana-Uruguai (15 horas, SportTV)
No outro duelo do Grupo H, ganeses e uruguaios disputam a vaga que até pode ser da Coreia do Sul, dependendo da combinação de resultados do jogo de Portugal. Do lado uruguaio, a vasta quantidade de talento individual não tem sido suficiente para vencer, sendo que Diego Alonso ainda não se decidiu pelo 4-3-3 ou pelo 5-3-2 como tática principal. O defesa do Barcelona, Ronald Araújo, que recupera de lesão, arrisca-se a não disputar nenhum jogo, caso o Uruguai fique pelo caminho.
Já os ganeses, que têm demonstrado uma apetência interessante pelos golos, têm em Thomas Partey, os irmãos Ayew ou Inaki Williams as referências para conseguir o apuramento, sendo que um empate pode até ser suficiente, caso a Coreia do Sul não vença Portugal.
Camarões-Brasil (19 horas, RTP e SportTV)
O Brasil, com seis pontos, já está apurado, mas precisa de pontuar para ter a certeza de que passa no primeiro lugar. Sem Neymar, Danilo e Alex Sandro lesionados, Dani Alves deverá ter a oportunidade de se estrear neste Mundial, aos 39 anos. Talento não falta ao conjunto brasileiro, que certamente vai provocar muitos problemas aos camaronenses.
Com Aboubakar a assumir papel de destaque no empate com a Sérvia (3-3), os Camarões vão ter vida complicada para passar à próxima fase, mas já mostraram que não conhecem a palavra “desistir”. A única baixa é o guarda-redes Onana, do Inter Milão, que foi afastado da equipa por decisão do selecionador.
Sérvia-Suíça (19 horas, SportTV)
Talento não falta no lado sérvio, embora isso ainda não tenha sido demonstrado na totalidade neste Mundial 2022. Tadic, Milinkovic-Savic, Vlahovic, Mitrovic, são todos nomes de classe mundial que esperam fazer a diferença no complicado jogo com a organizada equipa suíça.
O rigor tático e qualidade defensiva da equipa dos Alpes, serão a maior arma para tentar manter o segundo lugar do Grupo G, sendo que a passagem em primeiro está completamente em aberto. Embora seja uma equipa que pratica bom futebol, não é pelo talento individual em abundância que esta equipa vale, mas sim pela soma de todas as partes, que permitem que a Suíça se torne perigosa a atacar e bastante eficaz a defender.