O Benfica alcançou no sábado uma vantagem histórica. Desde a época 1995/96, quando uma vitória passou a contabilizar três e não dois pontos, que as águias não tinham uma diferença pontual tão grande (oito) sobre o segundo classificado à 11ª jornada.
A vitória do Benfica por 5-0 frente ao Chaves deu um conforto maior na liderança da Liga mas também se traduziu num recorde para as águias. O conjunto encarnado nunca teve uma vantagem tão larga para o segundo classificado na 11ª jornada.
O Benfica aproveitou o empate do F. C. Porto em casa do Santa Clara para aumentar a distância para os dragões para oito pontos. Este é a maior vantagem que um líder tem para o segundo classificado, à 11ª jornada, desde 1995/96, época em que uma vitória passou a valer três e não dois pontos.
Até ontem, a maior vantagem do Benfica era sobre o Sporting, em 2016/17, quando as águias estavam com mais cinco pontos que os leões. Recorde-se que o Braga defronta este domingo o Gil Vicente e, em caso de vitória, ultrapassa o F. C. Porto no segundo lugar e pode ficar a seis pontos do Benfica.