Um desertor norte-coreano, que fugiu para a Coreia do Sul em 2011, foi detido na terça-feira após ter abalroado um autocarro roubado contra uma barreira numa ponte perto da fronteira entre as duas Coreias, numa tentativa de voltar ao seu país.

 

Segundo conta o jornal The Guardian, que cita a imprensa local, o homem ignorou os avisos dos militares na fronteira quando tentava atravessar a ponte de Tongil, em Paju, a sul da zona desmilitarizada (DMZ).

“Ele vive em condições económicas difíceis como trabalhador da construção civil e sente falta da família que ainda está no Norte”, disse um investigador à Agence France-Presse (AFP).

O suspeito, um homem com cerca de 30 anos, foi acusado de roubo e de violação das leis de segurança nacional da Coreia do Sul. 

Sublinhe-se que, desde a guerra da Coreia, que durou entre 1950 e 1953, mais de 34 mil norte-americanos deserdaram para a Coreia do Sul. Em 2022, Seul confirmou que cerca de 30 desertores terão regressado à Coreia do Norte desde 2012, mas especialistas acreditam que o número poderá ser muito mais elevado.

Leia Também: Envio de balões com lixo para Coreia do Sul pode gerar resposta “severa”

Compartilhar
Exit mobile version