O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, saudou a escolha preliminar do antigo primeiro-ministro socialista António Costa para presidir o Conselho Europeu, anunciada esta terça-feira.

“António Costa é o político mais bem preparado para assumir a presidência do Conselho Europeu”, escreveu Pedro Nuno Santos no X (antigo Twitter), afirmando que o socialista é, também, o “mais bem preparado” para “dar ao cargo o peso político que precisa”.

“São boas notícias para a Europa, para Portugal e para os socialistas”, acrescentou.

Os seis chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE) que, no Conselho Europeu, estão a negociar os cargos de topo, incluindo a nomeação de António Costa, chegaram hoje a acordo preliminar, avançaram fontes europeias à Lusa.

Depois de uma primeira tentativa falhada para acordo no jantar informal de líderes da UE a 17 de junho passado, estes negociadores (de centro-direita, socialistas e liberais) têm estado em conversações sobre os cargos de topo europeus no próximo ciclo institucional, discutindo-se o nome de António Costa para a liderança do Conselho Europeu, o de Ursula von der Leyen para segundo mandato na Comissão Europeia e o da primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, para chefe da diplomacia comunitária.

Leia Também: Costa? “Escolha bastante evidente para presidência do Conselho Europeu”

Compartilhar
Exit mobile version