Tudo está bem, com bom ambiente e com uma conversa agradável até que surjam algumas pessoas. Podem não fazer muito, mas a verdade é que deixam o ambiente pesado e algo estranho. São consideradas tóxicas e podem fazer com que tudo à sua volta fique desta forma.

 

O El País falou com uma psicóloga para conseguir perceber melhor como identificar uma pessoa assim. “São aquelas pessoas que, intencionalmente ou não, nos causam desconforto”, começa por dizer a psicóloga Irene Jiménez.

“Todos podemos ser tóxicos em algum momento, as emoções negativas também são necessárias para a nossa própria sobrevivência, mas o problema é quando ficamos presos nelas”, continua.

O tipo de comportamento de uma pessoa tóxica pode acabar por gerar outros do género. “Da mesma forma que podemos espalhar um bocejo ou uma gargalhada, as emoções negativas podem acabar por ter um impacto igual sobre nós”, explica.

“Têm uma baixa capacidade de autocrítica, pelo que o simples facto de pensar que podem ser aqueles considerados por outros como tóxicos já os leva a pôr o pé numa possível solução.”

Explica que a compaixão pode ser a melhor forma de lidar com este tipo de pessoas. “Sentir pena de alguém que vive de reclamações protege-nos mais dessa pessoa do que nos deixar levar pela forma como fala ou pensa e com o seu comportamento pretende irritar-nos.”

Leia Também: Psicóloga explica como superar o fim de uma relação amorosa

Compartilhar
Exit mobile version