Desde segunda-feira, dia 30 de setembro, que os utilizadores da aplicação Navegante têm reportado problemas na utilização deste sistema – com muitos a ficarem impedidos de carregar os respectivos passes dos transportes públicos de Lisboa.

 

A empresa já adiantou que a situação foi causada por um “ataque informático massivo”, notando que começou desde logo “a trabalhar para disponibilizar todos os serviços tão depressa quanto possível”.

Fonte da Lusa dos Transportes Metropolitanos de Lisboa disse mesmo que a aplicação está operacional, ainda que com “alguns constrangimentos”. A mesma fonte acrescenta que não há, neste momento, certezas se “houve um ciberataque ou um problema interno” com a aplicação. Mais ainda, “foi reposta a versão anterior e a aplicação está a começar a recuperar”, tendo os gestores da app já assinalado que “foram registados carregamentos de gratuitidade e utilização da aplicação”.

Pelas 13:30, a mesma fonte acrescentou que tinha sido aumentada a capacidade da aplicação e já estavam a conseguir “realizar duas mil operações por hora”.

Contactado pelo Notícias ao Minuto, o Metropolitano de Lisboa não prestou esclarecimentos adicionais, remetendo explicações para um comunicado a ser enviado ainda esta quarta-feira.

[Notícia atualizada às 14:21]

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