A Proteção Civil alertou, esta terça-feira, para as previsões de “chuva intensa e vento forte” no Centro e Norte do país, “acima de Coimbra e da Serra da Estrela”, nos próximos dias. O período temporal crítico começa às 00h00 de quarta-feira e estende-se até às 23h59 de quinta-feira, dia 26.

 

Durante estes dias deve, por isso, evitar-se zonas com um histórico maior de inundações rápidas, incluindo zonas mais suscetíveis a inundações urbanas.

“Os riscos são os mesmos do que quando temos estes fenómenos de meteorologia adversa. A possibilidade de inundações rápidas em ambiente urbano, riscos associados a condução – pede-se condução mais defensiva – e toda a degradação do espaço florestal faz com que possam ocorrer deslizamentos de terra devido à falta de vegetação que faz a sustentação desses terrenos“, avisou Alexandre Penha, adjunto de Operações Nacional da ANPEC, em conferência de imprensa.

As zonas afetadas pelos fogos intensos da semana passada estão mais frágeis e já estão a ser alvo de “ações de estabilização de emergência”.

“As ações de estabilização do terreno iniciaram-se logo após a ocorrência dos incêndios. As regiões mais afetadas terão um reforço da capacidade de resposta a estas situações”, garantiu ainda a Proteção Civil.

SMS preventivos para Norte e Centro

A Proteção Civil vai emitir a partir das 18h00 desta terça-feira SMS preventivos para as regiões Norte e Centro, onde nos próximos dias se espera chuva e vento forte.

O adjunto de operações nacional Alexandre Penha deixou recomendações para a adequação de comportamentos às previsões de intempérie, pedindo “às populações para terem mais alguns cuidados, para implementarem algumas medidas de contenção durante os próximos dias, especialmente antes da precipitação chegar”.

A Proteção Civil vai emitir a partir das 18h00 de hoje SMS preventivos para as regiões norte e centro, onde nos próximos dias se espera chuva e vento forte, com uma preocupação maior com as áreas afetadas pelos incêndios.

Lusa | 18:08 – 24/09/2024

Os distritos de maior risco por previsões de precipitação forte são Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Coimbra.

Se tiver informação adicional, imagens ou vídeos sobre este tema que queira partilhar connosco poderá enviar para: euvi@noticiasaominuto.com

Leia Também: Inundações abrem cratera no estádio do AFC Wimbledon

Compartilhar
Exit mobile version