Os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura salvaram um cão que se encontrava “em apuros”, na noite de terça-feira, enquanto combatiam um incêndio.
“Onde está um bombeiro, está um amigo dos animais. Na noite de ontem, enquanto combatiam um incêndio, os nossos bombeiros resgataram este patudo que se encontrava em apuros”, adiantou a entidade, na rede social Facebook.
Os bombeiros realçaram ainda estar ao serviço da “vida por vida, seja ela na forma que for”.
Nas imagens divulgadas, o patuto aparenta estar no interior de um reservatório de água, tendo sido resgatado por um dos elementos da corporação.
Saliente-se que as próximas 24 horas “vão continuar a ser muito complexas” no combate aos incêndios que lavram há vários dias nas regiões Norte e Centro de Portugal Continental, segundo alertou o comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes.
O responsável apontou, em conferência de imprensa, que Portugal voltará a receber reforço de meios espanhóis na quinta-feira, havendo 18 ocorrências que preocupam na região de Aveiro, na sub-região de Viseu, no Porto, Alto Tâmega e Barroso, no Douro e Tâmega e Sousa.
Até ao momento, contabilizam-se 150 vítimas, entre elas cinco mortos, 12 feridos graves, 65 feridos ligeiros e 68 assistidos.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, já arderam perto de 76 mil hectares.
O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e alargou até quinta-feira a situação de alerta, face às previsões meteorológicas.
Leia Também: Vídeo de homem a atirar cigarro junto a chamas em Águeda chega ‘lá fora’