O Benfica perdeu, esta quarta-feira, na receção ao Feyenoord (1-3), em jogo da 3.ª jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões. Depois de vencer o Estrela Vermelha, na Sérvia, e de golear, na Luz, o Atlético de Madrid, as águias foram surpreendidas pela primeira parte de luxo da formação neerlandesa, ao mesmo tempo que Bruno Lage viu interrompida a série 100% vitoriosa desde que regressou ao comando técnico para suceder a Roger Schmidt.

 

Ueda, aos 12 minutos, confirmou uma entrada para esquecer do Benfica e aos 33′ foi Milambo quem despejou um ‘balde de água fria’ na Luz, deixando a certeza de que o Feyenoord veio a Lisboa para fazer estragos. 

Apenas na segunda parte, o Benfica conseguiu recuperar o nível exibicional visto nos jogos anteriores, mas o golo do inevitável Akturkoglu (66′) de nada serviu, uma vez que Milambo (90’+2) viria a bisar já em período de descontos e fixar o resultado final. 

Filme do jogo

A primeira parte foi um autêntico pesadelo para Bruno Lage e companhia. O Benfica entrou sem a força habitual e cedo o Feyenoord começou a explorar as fragilidades defensivas das águias. De resto, nem foi preciso esperar muito tempo para que o marcador funcionasse no Estádio da Luz. 

Aos 12 minutos, Igor Paixão teve tempo e espaço para olhar e colocar a bola no coração da grande área, onde apareceu Ueda para atirar para dentro da baliza à guarda de Trubin e silenciar os adeptos encarnados. 

O golo sofrido criou ainda mais instabilidade no Benfica, que aos 25 minutos viria Trubin a sofrer mais um golo, novamente por intermédio do avançado nipónico. No entanto, o VAR entrou em ação e anulou o segundo tento neerlandês da noite, uma vez que Otamendi havia sofrido uma falta momentos antes da bola chegar a Ueda. 

A Luz respirava de alívio com o golo anulado, mas o segundo golo do Feyenoord acabaria mesmo por chegar ainda na primeira parte. Aos 33 minutos, Malimbo aproveitou nova brecha na defesa do Benfica e não perdoou, ampliando a vantagem neerlandesa em Lisboa. 

A equipa de Bruno Lage acionou todos os mecanismos de alarme e tentou correr atrás do prejuízo até ao intervalo e Pavilidis até chegou a meter a bola no fundo das redes de Wellenreuther. No entanto, o árbitro anulou o golo do ponta de lança grego por fora de jogo de Akturkoglu. 

Ao cabo dos primeiros 45 minutos o Benfica ia perdendo diante do Feyenoord (0-2) e era preciso uma reação enérgica no segundo tempo para dar a volta ao texto. 

A formação encarnada entrou com outra toada no segundo tempo e cedo começou a dar mais trabalho a Wellenreuther. Pavlidis, aos 51 minutos, apareceu em boa posição e obrigou o guardião do Feyenoord a esticar-se todo. 

Aos 57 minutos, Trauner deixou a Luz novamente em silêncio, com um golo na sequência de um livre indireto, mas o VAR voltaria a ‘salvar’ o Benfica, considerando que o jogador do Feyenoord estava em posição irregular. 

O golo anulado voltou a expor as fragilidades das águias e Bruno Lage decidiu mexer na equipa aos 65 minutos, abdicando de Florentino Luís e Ángel Di María para fazer entrar Amdouni e Beste. 

Apenas um minuto depois surgiu o primeiro golo do Benfica na noite. Kerem Akturkoglu (quem mais?) aproveitou uma defesa incompleta de Wellenreuther, após remate forte do extremo alemão, para marcar e reduzir a desvantagem no marcador, originando uma reta final da partida alucinante. 

Lage pareceu gostar do efeito da dupla mexida na equipa e voltou a repetir a dose aos 72 minutos, desta vez para lançar o regressado Renato Sanches e Artur Cabral e fazendo sair Pavlidis e Kokçu. 

Passados apenas dois minutos, o Benfica ficaria muito perto do empate, com Amdouni a obrigar Wellenreuther a grande defesa depois de um golpe de cabeça, em resposta a um cruzamento de Bah. 

O Benfica ia aumentando a pressão e pouco depois haveria lugar a nova oportunidade de golo, novamente pelos pés de Akturkoglu, que apareceu em boa posição mas cujo remate forte saiu à figura do guardião do Feyenoord. 

Jogo entre os alemães e as águias acontece a 6 de novembro.

Notícias ao Minuto | 21:53 – 23/10/2024

A equipa neerlandesa tentava ir gerindo a curta vantagem e aproveitava todas as oportunidades para quebrar o ritmo de jogo, mas sempre de olhos postos numa nova possibilidade de bater Trubin. 

Bruno Lage ainda tentou uma última ‘cartada’, colocando Andreas Schjelderup em campo e retirando Alexander Bah, mas as águias acabariam por sofrer mais um golo, já em período de descontos, apontado novamente por Milambo (90’+2). 

Feitas as contas, o Benfica fica com os mesmos seis pontos e desce para o 13.º lugar, em zona de playoff. Na próxima jornada, os encarnados terão a difícil missão de se deslocar ao reduto… do Bayern Munique, que tombou, com estrondo, no reduto do Barcelona (1-4). 

Ao mesmo tempo, Bruno Lage soma a primeira derrota nesta segunda passagem pelo comando da equipa principal do Benfica, depois de seis vitórias em outros tantos jogos. 

Momento do jogo: O segundo golo do Feyenoord apareceu no momento em que o Benfica tentava voltar ao jogo e deixou tudo mais complicado.

Equipas iniciais 

ONZE DO BENFICA: Trubin, Carreras, Otamendi, Tomás Araújo, Bah, Florentino, Aursnes, Kokçu, Di Maria, Akturkoglu e Pavlidis

ONZE DO FEYENOORD: Timon Wellenreuther, Jordan Lotomba, Gernot Trauner, David Hancko, Hugo Bueno, Hwang In-beom, Quinten Timber , Antoni Milambo, Ibrahim Osman, Ayase Ueda, Igor Paixão

Antevisão 

O Benfica recebe, esta quarta-feira, os neerlandeses do Feyenoord em jogo da 3.ª jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões. Após vencer na Sérvia o Estrela Vermelha(2-1) e de golearem o Atlético de Madrid (4-0), as águias de Bruno Lage procuram novo triunfo na prova milionária frente ao atual 3.º classificado do campeonato dos Países Baixos. 

O treinador do Benfica deverá operar nova dose de mexidas no onze, após várias experiências na Taça de Portugal, diante do Pevidém, e apostar no onze habitual que vai mantendo desde que regressou à Luz para suceder a Roger Schmidt. 

A partida entre Benfica e Feyenoord tem o pontapé de saída agendado para as 20h00 e contará com a arbitragem do turco Umut Meler. Siga, em direto e ao pormenor, todas as incidências no Desporto ao Minuto

Compartilhar
Exit mobile version