O certame é organizado pela Câmara de Beja e vai decorrer, até domingo, no Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito, naquela cidade alentejana.

 

“Este evento celebra as tradições, cultura e inovação do Alentejo, reforçando o compromisso do município com o desenvolvimento do território, através da valorização dos patrimónios materiais e imateriais, tanto tradicionais como inovadores”, explicou a autarquia em comunicado enviado à Lusa.

A Câmara de Beja frisou ainda que o certame se destaca “como um ponto de encontro para o apoio ao crescimento económico e cultural da região, incentivando a produção local, a transformação e a comercialização de produtos regionais”.

“Ao mesmo tempo, promove o espírito criativo e o empreendedorismo, posicionando Beja como um verdadeiro centro de inovação e tradição”, pode ler-se na nota.

A feira Patrimónios do Sul arranca quinta-feira e tem a música como um dos destaques do programa, com os concertos de Delfins (dia 03), Carlão (dia 04) e do grupo espanhol Siempre Así (dia 05), sempre a partir das 22:30.

A pensar no público infantil estão previstas, para domingo, as apresentações dos espetáculos “Masha e o Urso” e “Ruca”, às 12:00 e 16:00, respetivamente.

Tal como nas edições anteriores, a feira é composta por vários eventos, entre os quais a Vinipax, que reunirá mais de 40 expositores de vinhos, oferecendo aos visitantes a oportunidade de participar em provas e harmonizações de vinhos ou ‘showcookings’.

Associado à Vinipax decorre o evento Sul à Mesa, para promover a dieta mediterrânica em sessões práticas de cozinha ou de degustação, que contará com uma área de tasquinhas e animação musical.

A edição deste ano da Patrimónios do Sul incluirá ainda o evento Beja Educa, vocacionado para os mais novos e que vai misturar “educação, diversão e descoberta”, e o espaço Artes do Sul, para “partilha de experiências” em várias áreas.

O programa da feira incluirá também várias exposições, entre as quais uma mostra de fotografia comemorativa do 10.º aniversário do cante alentejano como Património Imaterial da UNESCO.

No âmbito destas comemorações, realiza-se no domingo, pelas 17:00, um desfile de vários grupos corais alentejanos.

A 15.ª edição da Avibeja, mostra e concurso de aves promovida pela Associação Ornitológica do Baixo Alentejo, a Beja Brava, dedicada “à tradição taurina”, e o Mercado de Alqueva, com produtos agrícolas beneficiados por esta albufeira, são outros dos destaques da Patrimónios do Sul.

Leia Também: Lisboa, Centro e Alentejo juntam municípios com recintos de espetáculo

Compartilhar
Exit mobile version