Nascido em 13 de setembro de 1995 na região de Seine-Saint-Denis, um subúrbio de Paris, Jordan Bardella cresceu num ambiente de classe trabalhadora e desde a adolescência que se envolve em atividades políticas.

Com ascendência italiana por parte da mãe, Bardella ingressou na Frente Nacional, partido que deu origem ao RN, aos 16 anos, atraído pelas políticas nacionalistas e anti-imigração do partido, destacando-se na Frente Nacional da Juventude.

Bardella estudou geografia na Universidade Paris-Sorbonne, mas interrompeu os estudos para se dedicar à carreira política, tendo sido eleito em 2015 conselheiro regional da Ilha de França e passado três anos nomeado porta-voz do RN.

Durante as eleições europeias de 2019, aos 23 anos, Bardella encabeçou a lista do RN, tornando-se o candidato mais jovem a liderar uma lista nas eleições europeias na França. Na altura, o RN acabou por vencer as eleições ao superar o partido presidencial, A República em Marcha.

Em novembro de 2022, foi eleito presidente do RN, sucedendo a Marine Le Pen, consolidando-se como líder da nova geração do partido, apostando na suavização da imagem do partido para torná-lo mais aceitável para um eleitorado maior.

Tal como Marine Le Pen, Bardella também é conhecido pelas suas fortes posições nacionalistas e eurocéticas, sendo um forte crítico em relação à União Europeia, alinhando-se com a agenda tradicional do RN.

O atual presidente do RN teve um relacionamento com Nolwenn Olivier, neta de Jean-Marie Le Pen e sobrinha de Marine Le Pen, que era encarado como uma continuação da influência da família Le Pen dentro do partido RN.

Nas eleições europeias de 09 de junho, o partido de Bardella obteve mais do dobro dos votos da coligação A Europa é Precisa, da qual o partido presidencial faz parte.

Na sequência, o Presidente francês, Emmanuel Macron, dissolveu o Parlamento e convocou eleições legislativas antecipadas para 30 de junho e 07 de julho, em que as sondagens preveem uma vitória clara do RN na primeira volta.

Leia Também: França. A ascensão do partido de extrema-direita francesa RN

Compartilhar
Exit mobile version