O Sporting não alcançou a nona vitória consecutiva, esta terça-feira, mas conseguiu resgatar um ponto na fase de liga única da Liga dos Campeões, fruto do empate (1-1) diante do PSV, em Eindhoven, levando agora quatro pontos em duas jornadas na prova milionária.

 

Os leões pouco apareceram na primeira parte e a verdade é que, ao intervalo, o marcador assinalava 1-0 para os neerlandeses, fruto do golaço de Jerdy Schouten (15′) a fazer a diferença.

A resposta chegou tarde e, com muitos sustos pelo meio, o recém-entrado Daniel Bragança acabaria por fazer a diferença, com o tento do empate aos 84 minutos, evitando que se criasse um fosso ainda maior entre Países Baixos e Portugal na luta pelo sexto lugar do ranking da UEFA.

Um golo, duas contrariedades

Rúben Amorim promoveu apenas duas alterações no onze do Sporting, com destaque para a entrada de Geovany Quenda para o ataque, face à saída de Maxi Araújo, para além da troca ‘forçada’ do lesionado Matheus Reis por Gonçalo Inácio, num primeiro tempo que não foi propriamente do agrado da sua equipa.

‘Embalado’ pelos seus adeptos, o PSV entrou mais aguerrido e foi no fecho do primeiro quarto de hora que surgiu o tão desejado festejo vindo das bancadas. Jerdy Schouten tentou a sua sorte à entrada da área e acabou mesmo por rubricar um golaço, que deixou os leões em apuros.

A reação foi algo tímica, com destaque apenas para uma iniciativa de Nuno Santos pelo corredor esquerdo, sendo que, ainda antes do intervalo, Rúben Amorim foi ‘forçado’ a mexer na equipa, em função da lesão de Ousmane Diomande para dar entrada a Eduardo Quaresma. Até ao tempo de descanso, Viktor Gyokeres ainda procurou ameaçar a baliza de Benítez, mas sem sucesso.

Falhanço… e uma mexida crucial

O segundo tempo não trouxe alterações em nenhum das equipas, porém, perante o arranque ‘endiabrado’ dos neerlandeses, com oportunidades seguidas criadas por Saibari e Guus Til, Daniel Bragança acabaria por entrar para fortalecer o miolo verde e branco, conduzindo à saída de Geny Catamo, aos 52 minutos.

O jogo começou a ficar algo partido e, com sustos de parte a parte (destacando-se o falhanço de Eduardo Quaresma ao escorregar na cara do guardião adversário), Conrad Harder e Maxi Araújo foram lançados por Rúben Amorim nos últimos 10 minutos, naquele que era o ‘tudo por tudo’ no ataque leonino, sendo que, curiosamente, a solução até estava no banco, mas com outro nome.

Aos 84 minutos, Daniel Bragança aproveitou um passe de Maxi Araújo e, à ponta de lança, chegaria mesmo ao empate nos Países Baixos, precisamente depois de Bakayoko ter desperdiçado aquele que seria o tento sentenciador na cara de Franco Israel. Até ao apito final, ambas as equipas ficaram muito perto de levar três pontos, mas o 1-1 persistiu no marcador e o Sporting tem motivos para festejar a conquista de um ponto, sobretudo por força do contexto.

Com este resultado, o Sporting passa a somar quatro pontos na partilha do quarto lugar, com Manchester City, Inter e Sparta Praga, enquanto o PSV encontra-se na 20.ª posição, com um ponto, à semelhança de Bologna, Atalanta, Shakhtar Donetsk e Estugarda.

[Notícia atualizada às 22h06]

Onzes

PSV: Wálter Benítez, Ryan Flamingo, Olivier Boscagli, Mauro Júnior, Matteo Dams, Jerdy Schouten, Saibari, Guus Til, Malik Tillman, Bakayoko e Luuk de Jong.

Sporting: Franco Israel, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.

Antevisão

O Sporting volta a competir na Liga dos Campeões, esta terça-feira, com a deslocação a Eindhoven, para medir forças com o PSV, em duelo referente à segunda jornada da fase de liga única, já depois de ter entrado na prova milionária com um triunfo diante do Lille (2-0).

Nos Países Baixos, o leão vai querer certamente rugir mais alto e, de certa forma, ‘vingar’ a derrota sofrida em 2019, por 3-2, na fase de grupos da Liga Europa, numa altura em que também tenta chegar aos seis pontos em seis possíveis, de modo a reunir cada vez mais hipóteses de integrar o top8, de qualificação direta para os ‘oitavos’.

Já o conjunto neerlandês chega a este encontro com um estatuto partilhado curiosamente apenas e só com o Sporting (o de ter vencido todos os jogos entre as principais Ligas europeias), mas com uma derrota no arranque da Champions, frente à Juventus, por 3-1, pelo que se encontra no fundo da tabela de 36 equipas.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), no Philips Stadion, com arbitragem do italiano Marco Guida, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: PSV-Sporting: Leão quer rugir mais alto nos Países Baixos

Compartilhar
Exit mobile version