O prazo para a entrega do IRS já começou e, por este altura, muitos contribuintes aguardam pelo reembolso do imposto – sabe como conferir o estado da sua declaração? Pode fazê-lo online e explicamos como neste artigo. 

O primeiro passo é iniciar sessão no Portal das Finanças: “Há três meios de autenticação para aceder ao site das Finanças e conhecer o estado da sua declaração de rendimentos, já recebida pelo Fisco: através dos dados pessoais (NIF e password), da chave móvel digital, e do cartão de cidadão, com o respetivo código PIN e leitor de cartões”, explica a DECO PROteste.

O segundo passo, já dentro do site, é “aceder à área do IRS e escolher a opção ‘Consultar declaração'”.

“Logo abaixo encontra o campo ‘Obter comprovativos’. É só escolher o ano a que diz respeito a declaração que lhe interessa e clicar em ‘Comprovativo’ ou, dependendo do estado da declaração, ‘Prova Entrega'”, explica a organização de defesa do consumidor. 

Declaração considerada certa? Eis o que se segue

“Uma declaração considerada ‘Certa’ após validação central significa que não terão sido detetados erros centrais. A declaração segue então para a fase de liquidação. Fase esta intitulada ‘Liquidação Processada’. Todas as contas estarão feitas pelas Finanças e, se houver lugar a reembolso de IRS, rapidamente se passará à fase do ‘Reembolso Emitido'”, explica a DECO PROteste. 

Contudo, esta situação só é possível “se não forem detetadas divergências, nem haja qualquer dívida fiscal do contribuinte“, lembra a organização, explicando que a “existência de dívidas fiscais pode levar a que o reembolso seja usado para abater aos valores em falta”.

Leia Também: IRS. Como submeter uma reclamação por erro das Finanças?

Compartilhar
Exit mobile version