Se já está a planear a próxima ‘escapadela’ de verão, este artigo é para si. O Booking.com, uma das maiores plataformas para reservar hotéis online, deixou um alerta sobre golpes que estão a ser levados a cabo – com o ‘auxílio’ da Inteligência Artificial (IA). 

O aviso chegou na semana passada pela voz de Marnie Wilking, diretora para a segurança da informação do site, em declarações à Agência France-Presse (AFP) à margem de uma conferência em Toronto, no Canadá. “Ao longo do último ano e meio, em todos os setores, houve um aumento de 500 a 900% nos ataques, em particular de phishing, em todo o mundo“, fez questão de salientar. 

Os ataques de phishing – nos quais os utilizadores são instados a revelar dados pessoais – têm particular importância (e benefício para os infratores) neste setor das viagens, uma vez que, para fazer qualquer marcação, é necessário fornecer informações (quase) confidenciais – como documentos de identidade e números bancários, recordou a AFP.

A “boa gramática” usada nestes emails maliciosos, assim como a facilidade de os enviar em vários idiomas, são questões salientadas por Marnie Wilking. “Estão a usar a IA para lançarem ataques que imitam emails muito melhor do que qualquer coisa que se fez até agora”, frisou a responsável. 

Para evitar uma eventual burla, Wilking deixou um conselho: Os utilizadores devem fazer-se valer da autenticação de dois fatores. “É ainda a melhor forma de combater o phishing e o roubo de credenciais”. 

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