Já todos passámos por este cenário. Alguém faz um comentário num tom crítico e depois tenta suavizar a situação dizendo que estava a brincar. Muitas vezes, ficamos tão estarrecidos que não sabemos o que responder ou agir. E é para esses momentos que a psicóloga Joana Gentil Martins partilha possíveis soluções.
Na rede social Instagram, começa por explicar que “impor limites é fundamental” e deve ser feito de duas formas em simultâneo: verbal e não verbal. “O teu comportamento tem de acompanhar o teu discurso. Por exemplo não poderás dizer ‘não gosto que me digas isso’ e rir (…). Será incongruente e o limite poderá não ser compreendido”, justifica.
Leia Também: Os pais precisam de férias dos filhos? Questionámos um especialista
Para que não restem dúvidas sobre como agir, a psicóloga partilhou ainda um passo a passo. Primeiro, não responda. Olhe para a pessoa, mas não se ria. “Em casos extremos, sair do local também se aplica, mas inicialmente tentamos a primeira abordagem.”
De seguida, peça à a pessoa repetir o que disse. “Normalmente, as pessoas entendem que não foi correto.” Mas mesmo que repitam o comentário, confirme que não teve graça e estabeleça limites para o futuro, explicando como o fez sentir e como quer ser tratado.
Leia Também: JO e saúde mental? “Precisamos de mais Simones no desporto”